ENSINO POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL E DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Aprendizagem Baseada em Problemas, Situações-problema, Pensamento espacial, Raciocínio geográfico

Resumo

A partir da eminente necessidade de inovar o ensino de Geografia e estimular o desenvolvimento do pensamento espacial, esse artigo visa discutir como o ensino por meio de situações-problema pode incrementar os processos de ensino e aprendizagem na Geografia escolar e contribuir na formação do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. No desenvolvimento desse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, numa abordagem fundamentalmente qualitativa, feita em livros, em dissertações e teses, em artigos científicos, apresentando as principais produções existentes sobre o tema em discussão. O resultado dessa revisão bibliográfica está estruturado em duas partes. Na primeira há uma discussão sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), apresentada como uma metodologia inovadora para o ensino de Geografia, fundamentada na resolução de problemas e centrada na autonomia do estudante. Na segunda parte, realiza-se uma breve reflexão sobre a possibilidade de um ensino por meio da resolução de situações-problema em Geografia, discutida como um caminho exequível que convoca o aluno para solucionar situações-problema, que engaja professor e estudante nas problemáticas cotidianas. Assim, a formação do pensamento espacial e do raciocínio geográfico pautada na resolução de situações-problema pode se efetivar, na medida em que o professor realizar a problematização das situações geográficas, de maneira que o aluno seja orientado a raciocinar, pensar, questionar, buscar informações e intervir na realidade socioespacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Nunes Loiola Vieira, Docente na Rede Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEISER - Inovação, suporte ao ensino e recursos didáticos.

Adriana David Ferreira Gusmão, Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas GEISER - Inovação, suporte ao ensino e recursos didáticos.

Referências

CACHINHO, H. Criando experiências de aprendizagem significativas: do potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas. El Hombre y la Máquina, n.40, p.58-67, 2012.

CALLAI, H. C. A geografia escolar – e os conteúdos da geografia. Anekumene, v.1, n.1, p.128–139, 2011.

CARLOS, A. F. A.; CRUZ, R. C. A. A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, Edição Especial, p. 160-178, 2017.

CASTELLAR, S. M. V.; PAULA, I. R. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, p.294-322, 2020.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: 2010, p. 1-16.

CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, S. (org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2019.

CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, V. C. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v.18, p. 1-17, 2014.

COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Resolução de problemas I: diferenças entre novatos e especialistas. Investigações em Ensino de Ciências, v.1, n.2, p.176-192, 1996.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10ª ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KLIMEK, R. L. C. Como aprender Geografia com a utilização de jogos e situações-problema. In: PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs.). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

KUNZ, S. A. S.; CASTIONI, R. Raciocínio geográfico por intermédio da expressão espacial. In: JESUS, W. F.; CUNHA, C. da. (orgs.). A pesquisa em educação no Brasil: novos cenários e novos olhares. Brasília: Liber Livro, 2016.

LUZ NETO, D. R. S. O desenvolvimento do raciocínio geográfico na aula de Geografia: desafios e possibilidades do professor. Dissertação (Mestrado em Geografia), Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília. Brasília, p. 114. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao médio. Campinas: Papirus, 2001.

MORAES, J. V. de. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de Geografia. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 246. 2010.

MUNHOZ, A. S. ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage, 2018.

OLIVEIRA, A. U. de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 2019.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

RIBEIRO, V. R. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza), Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ, p. 2017. 2022.

SANTOS, L. A. Ensinar Geografia pela pesquisa: possibilidades de construção do pensamento espacial pelos alunos. Dissertação (Mestrado em Geografia), Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 95. 2015.

SILVA, L. G. da. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, S. (org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2019.

TORRES, J. M. S.; SOUZA, S. C. A aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP): uma metodologia para aprendizagem da Geografia. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba-PR: 2013, p. 17088- 17097.

VESENTINI, J. W. Geografia crítica e ensino. In: OLIVEIRA, A. U. (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 2019.

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Vieira, T. N. L., & Gusmão, A. D. F. . (2023). ENSINO POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL E DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. Cenas Educacionais, 6, e15541. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/15541

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO DE GEOGRAFIA: O PENSAMENTO GEOGRÁFICO E A VISIBILIDADE DA