Escritas-resistência

Autoria indígena

Resumo

Os percursos históricos de luta por sobrevivência e transformação do ciclo violento de silenciamentos causados pela colonialidade contra os povos indígenas têm se tornado cada vez mais intensos e multifacetados. As frentes de resistência caminham por vias de territorialização (retomada e demarcação das terras indígenas) tanto quanto pela inserção desses povos em variados espaços de enfrentamento. O presente ensaio convida-nos a refletir acerca de como a escrita indígena, ao evocar vozes de povos indígenas diversos, tem sido instrumentalizada como artefato de resistência. Conceitos como autor/autoria e escritura são trazidos à discussão, especialmente focando em Roland Barthes, Michel Foucault e Jaques Derrida, estendendo o diálogo para as concepções trazidas por Gilles Deluze.   Problematizando esses conceitos e sua relação com a escrita-resistência indígena, deslocando-os de categorias constituídas historicamente sob uma ordem dominante, ocidentalizada e patriarcal, o presente ensaio argumenta em torno do surgimento de um corpus literário proposto por escritoras e escritores indígenas que rasura a escrita canônica.

Palavras-chave: escrita indígena, autoria, resistência

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pesca, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professora atuante nas escolas indígenas das redes municipal e estadual, nas áreas de Linguagem e Ciências Humanas. Licenciada em História (Faculdade Santo Agostinho, Ba) e Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - Linguagens e Artes (Universidade do Estado da Bahia), Especialista em História e Cultura afro-brasileira e africana (Faculdade Santo Agostinho, BA), estudante de mestrado no curso de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais - PPGER (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB). Participa do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Poder e Contemporaneidade – GELPOC.

Publicado
2020-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 34
  • PDF downloads: 51
Como Citar
Pesca, A. (2020). Escritas-resistência: Autoria indígena . Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 557 - 573. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9666