Guaranizando a escola

O povo Guarani Mbya no estado do Rio de Janeiro e seus processos de ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo, como parte de Dissertação de Mestrado, defendido no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), da Universidade Federal rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem por objetivo apresentar o histórico de implementação das escolas nas aldeias indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro, em especial, na Aldeia Sapukai/Angra dos Reis e discutir como essa instituição foi sendo transformada a partir da utilização das formas próprias de produzir e transmitir conhecimentos dos Guarani Mbya. Inserindo seu Nhandereko (modo de vida) nas práticas escolares, os Guarani transformam a escola e a pedagogia ocidental a partir da prática de uma escola intercultural.  Pretendemos abordar as formas pedagógicas adotadas pelos Guarani em suas escolas que chamamos dePedagogia Guarani e apontar alguns questionamentos sobre como elapode contribuir para refletirmos sobre o processo de escolarização dos não indígenas em escolas de matriz ocidental.

Palavras chave: Educação escolar indígena; Educação intercultural; Guarani Mbya.

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Biografia do Autor

Katia Antunes Zephiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Professora de História da rede municipal de Angra dos Reis/RJ. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Culturas (GPMC), militante da causa indígena e sindicalista

Aloísio Monteiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Professor da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Coordenador do Núcleo de Estudos de Tradições Indígenas e Negritudes (NETIN).

Publicado
2020-12-16
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Como Citar
Zephiro, K. A., & Monteiro, A. J. de J. (2020). Guaranizando a escola: O povo Guarani Mbya no estado do Rio de Janeiro e seus processos de ensino e aprendizagem. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 73 - 97. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9621