Sala Santos de Fé

Apontamentos sobre a presença negra no Museu do Folclore de São José dos Campos/SP

Resumo

Impulsionado pelo trabalho educativo no Museu do Folclore entre 2012 e 2013 e pelas experiências no movimento negro em Viçosa, MG, este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito da especialização lato sensu da Universidade Candido Mendes – História da África e do Negro no Brasil – em 2013. Pretendeu-se refletir acerca da Sala Santos de Fé da exposição de longa duração do Museu do Folclore e sobre como os/as educadores/as dessa instituição devem se preparar para as mediações nesta Sala – tendo em vista a missão do Museu. A metodologia utilizada foi análise dos textos de apoio da exposição produzidos pelo curador Raul Lody; vídeo de apresentação da exposição; observação da Sala; e discussão bibliográfica. Se, por um lado, a narrativa da sala remete às influências africanas na religiosidade brasileira de forma a contribuir com a formação de cidadania de seus visitantes; por outro, os profissionais que mediam as visitas precisam conhecer essa narrativa profundamente para criarem estratégias de atendimento e de combate ao racismo. O que se desejou demonstrar é que a valorização do patrimônio afro-brasileiro e a luta contra o racismo estão de acordo com a curadoria da exposição e a narrativa da Sala Santos de Fé, mas que o Museu do Folclore necessitava de formação contundente de seus educadores/as no tema e melhor posicionamento quanto à questão da identidade negra.

Palavras chave: Diáspora; Religiosidade; Cultura popular; Folclore; Racismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Castro Teixeira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda em Educação e Saúde pela Unifesp Guarulhos, professora de História da rede estadual paulista, integrante do Núcleo de Estudos Yabás, coordenadora do cursinho popular Uneafro/Yabás e aluna da Escola de Capoeira Angola Raiz Negra de São José dos Campos - SP.

Publicado
2020-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 6
  • PDF downloads: 16
Como Citar
Teixeira, M. C. (2020). Sala Santos de Fé: Apontamentos sobre a presença negra no Museu do Folclore de São José dos Campos/SP. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 473 - 502. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9391