A Geografia da minha aldeia

Um olhar geográfico construído pelos discentes da LINTER do IFBA (Porto Seguro)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever uma experiência desenvolvida no componente curricular de Geografia, oferecido no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER), no Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro. Não é uma tarefa fácil propor e concretizar uma conexão entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, sobretudo, no meio acadêmico, no qual ainda há resistência para essa união. Entretanto, assistimos a um grande esforço, principalmente, das Ciências Humanas, em abrir suas portas e acolher a oralidade dos diferentes povos tradicionais. Nesse contexto, o projeto “A Geografia da minha aldeia” propôs a construção de um olhar indígena sobre a sua comunidade em tempos de globalização. Portanto, neste estudo, tomou-se como base uma abordagem descritiva analítica, de cunho qualitativo, articulando os procedimentos metodológicos em uma perspectiva empírica. Uma extensa pesquisa de campo foi desenvolvida, com a produção de etnomapas e imagens registradas por um grupo de discentes-professores indígenas. O resultado alcançado foi o de visibilizar suas aldeias.

Palavras-chave: Território. Geografia. Aldeia. Porto Seguro/BA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia (IFBA / Porto Seguro)

Professor de Geografia no Instituto Federal da Bahia/Campus Porto Seguro. Professor no Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais IFBA/UFSB. Licenciado em Geografia (UNITINS, 1996). Mestre em Geografia, com ênfase em Análise e Planejamento Sócioambiental (UFU, 2001). Doutor em Geografia, com ênfase em Análise Regional (UFS, 2009). Pós-Doutorado em Antropologia / Estudo de Quilombola (UFBA, 2014). Pós-doutorado (Bolsa-Capes) no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra em Portugal (2015). Pós-doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE / UFRJ Atualmente líder do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO MILTON SANTOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA (IFBA/CNPQ). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais IFBA/UFSB.

José André Ribeiro, Instituto Federal da Bahia (IFBA / Porto Seguro)

Doutor em Filosofia (UFC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos, IFBA (Porto Seguro).

Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal da Bahia (IFBA / Porto Seguro)

Doutor em Geografia (UFBA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos, IFBA (Porto Seguro).

Ricardo de Almeida Cunha, Instituto Federal da Bahia (IFBA / Porto Seguro)

Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais. Pesquisado do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos, IFBA (Porto Seguro). 

Publicado
2020-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 38
  • PDF downloads: 34
Como Citar
Cerqueira Neto, S. P. G. de, Ribeiro, J. A., Silva, L. T. da, & Cunha, R. de A. (2020). A Geografia da minha aldeia: Um olhar geográfico construído pelos discentes da LINTER do IFBA (Porto Seguro). Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 595 - 615. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8797
Seção
Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)