Percepções estudantis quanto ao racismo visto pela experiência de uma professora negra

Resumo

O presente artigo apresenta discussões e análises das percepções estudantis quanto ao racismo. Trata-se de trabalho de conclusão do curso de licenciatura em geografia, lecionado na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. A elaboração dessa pesquisa foi proporcionada a partir de experiências decorrentes de atividades do estágio de observação, de coparticipação e regência de classe durante dois anos (2018 e 2019). Foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos estão pautados na observação comportamental e atitudinal dos discentes sobre a questão racial, discussões teóricas sobre o tema, realização de atividades e grupo focal com 15 estudantes de uma escola estadual localizada na cidade de Feira de Santana/BA. Os relatos estudantis ilustram a tenacidade do racismo institucionalizado, suas sutilezas e as reações dos discentes perante situações racistas.  Consideramos, também, as situações ocorridas em outros ambientes sociais, como o ciclo familiar, que foi componente enriquecedor para a pesquisa.

Palavras-chave: Racismo institucional; Estudantes; Sociedade; População negra; Professoras/es.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léia Patricia Conceição Santos de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Geografia e Bacharelanda em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora no Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (GELPOC/IFBA), do Instituto Federal da Bahia.

Cléa Cardoso da Rocha, Universidade estadual de Feira de SantanaProfessora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana.

 Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Subárea: Metodologia e Prática de Ensino de Geografia.

Publicado
2020-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • PDF downloads: 82
Como Citar
Jesus, L. P. C. S. de, & Rocha, C. C. da. (2020). Percepções estudantis quanto ao racismo visto pela experiência de uma professora negra. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 387 - 417. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8745