Entre lacunas e dissidências

O autorretrato pela perspectiva da produção de mulheres artistas

Autores

Palavras-chave:

Autorretrato, Silenciamento, Violência, Gênero

Resumo

Este artigo tem como objetivo percorrer a história do retrato e do autorretrato na contramão do apagamento de vivências de mulheres enxergando essas existências e suas produções como dissidentes e transformadoras ao amplificar narrativas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que visa realizar uma revisão da história do autorretrato através da perspectiva das mulheres, o que acontece numa breve passagem das produções realizadas desde o Renascimento até o contexto contemporâneo, para que, então, se possa criar narrativas e possibilidades outras de existência. O presente artigo se ocupa não apenas em escancarar a violência do silenciamento e opressão de gênero como também em revelar a resistência apesar dessas violências, assim como da apropriação do próprio corpo como motor de voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Silva Salgado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá.

Roberta Stubs Parpinelli, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. 

Referências

ARAÚJO, Ítala de. SANTO, Denise Espírito. Feminismos negros e ações estético-políticas na contemporaneidade. In: Revista Latino-Americana de Estudos Científicos. V.02, n.07. 2021. P. 88-99. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/34370>. Acesso em: 26/07/2022.

BARROS, Ligia de Oliveira. Sofonisba Anguissola, Cindy Sherman: autorretratos. In: Revista Vernáculo. Nº37, 1º sem/2016. P. 8-31. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/vernaculo/issue/viewIssue/1990/299>. Acesso em: 30/01/2022.

BUGMANN, Sandra Regina Claudio. Gêneros de pintura. 2ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.

CHADWICK, Whitney. História da arte e a artista mulher. In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André. História das mulheres, histórias feministas: antologia. São Paulo: MASP, 2019. P. 151-170.

DE DIEGO OTERO, Estrella. De lejos, de cerca: violencia, el canon y algunas enfermedades de la mirada. In: Imágenes de la violencia en el arte contemporáneo. A. Machado Libros, 2005. p. 61-76.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas. 2002.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. 16ºed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11º.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LUZ, Rosa. SACCHETTA, Paula. A artista Rosa Luz e a representação trans no mundo das artes. Revista Zum, 2020. Disponível em <https://revistazum.com.br/entrevistas/rosa-luz/> . Acesso em: 30/01/2022.

MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. Madrid: Cátedra, 2003.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

SANT’ANNA, Renata. Saber e ensinar arte contemporânea. São Paulo: Panda Books, 2009.

SCHUCK, Elena. O feminismo de Ana Mendieta no campo das Artes Visuais. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.

SILVA, Lucélia Gonçalves da. Do retrato e autorretrato as transformações do sujeito. Revista Seminário de História da Arte, Pelotas: [s.n.], 18 edição, p. dez 2021.

SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: Reflexões sobre os novos feminismos. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Como Citar

Salgado, K. S., & Parpinelli, R. S. (2023). Entre lacunas e dissidências: O autorretrato pela perspectiva da produção de mulheres artistas. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 86–106. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14951