Epistemicídio, Identidade e Educação

Uma reflexão crítica sobre o papel da escola na reprodução do racismo no Brasil e os auspiciosos caminhos abertos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08

Autores

Palavras-chave:

Educação antirracista; Epistemicídio; Decolonialidade; Lei 10.639/03

Resumo

Este ensaio visa tematizar a escola e seu papel na configuração das relações raciais no Brasil. Nesse sentido, analisa-se de que modo essa instituição, no contexto sócio-histórico brasileiro marcado indelevelmente pela colonialidade, tem contribuído para a persistência das condições concretas e simbólicas da estrutura social racista através da reprodução do epistemicídio. Por outro lado, propõe-se uma reflexão sobre as possibilidades apontadas pela conquista das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para a transformação da escola em um centro catalisador de práticas antirracistas e descolonizadoras inspiradas nos conceitos da Ecologia de Saberes e da Hermenêutica Diatópica, de Boaventura de Sousa Santos.

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Biografia do Autor

Andrea Nectoux, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

rofessora de Filosofia da Rede Pública estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Graduada em Filosofia pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação Básica pelo Colégio Pedro II desenvolvendo pesquisa, a partir de uma perspectiva decolonial, sobre educação intercultural e formação para as relações étnico-raciais através do ensino de Filosofia Africana.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Nectoux, A. (2021). Epistemicídio, Identidade e Educação: Uma reflexão crítica sobre o papel da escola na reprodução do racismo no Brasil e os auspiciosos caminhos abertos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 772–802. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13090