Feitiço da racionalidade e pensamento epidérmico

Autores

Palavras-chave:

Colonialismo, Opacidade, Oralidade, Voz, Filosofia Experimental

Resumo

Existem relações capazes de gerar sistemas de imagens, processos não conceituais, línguas que faíscam ao invés de apenas “refletir”. E existe a escrita que imobiliza o corpo porque chegou até nós amarrada a uma filosofia do Ser. Esta, animada pelo desejo da segurança epistêmica que fantasiamos quando aceitamos a diferença como mero objeto de compreensão, demanda certa transparência de um outro cuja singularidade se aceita apenas quando se torna governável. Nosso ensaio segue em direção ao primeiro movimento, a relação entre corpo e fala: como habitar a fronteira entre o sujeito que opera a desconstrução e o Outro que lhe incita? Será este um lugar de tensão provocada por um excedente que é intraduzível e que resiste à zona de conforto da pergunta da moda “como posso me descolonizar?”. Trata-se de levar adiante qualquer pensamento deformado pela alteridade e, sob o reconhecimento do radicalmente estranho em si, recusar a dialética do reconhecimento para o outro. Isso exige que possamos experimentar a revocalização da palavra, não apenas como via ordinária de comunicação, mas como movimento filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Vinícius Felix Medeiros, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor de Filosofia Geral do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade da UFF. Foi professor substituto do Departamento de Filosofia da UFRJ e do Departamento de Filosofia da UERJ. Coordenador do núcleo de pesquisa “Ontologia, Subjetividade e Ancestralidade” do Laboratório Geru Maã de Filosofia (IFCS-UFRJ). Dedica-se à investigação e cartografia dos teóricos dos movimentos negros pelo abolicionismo no século XIX, André Rebouças, Luiz Gama e José do Patrocínio. Escreve sobre Ética, Filosofia Contemporânea e Filosofia Pós-Colonial. https://orcid.org/0000-0002-5583-9343

Thadeu Rabelo Cecílio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando do PPG em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio, 2021-2025); Mestre em Letras (PPGLCC/PUC-Rio) e Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial (UFRJ). Assistente editorial no Grupo Editorial Record. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Produção Editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, performance, voz, leitura e edição. Produtor cultural do projeto Subcena e um dos editores da coleção de poesia “A Galope”, da Garupa/kza1. https://orcid.org/0000-0002-8120-4667

Victor Galdino Alves de Souza , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Formação em Psicanálise no Corpo Freudiano. Atua nas seguintes áreas: Filosofia do Imaginário, Filosofia da Linguagem, Ética, Filosofia Política e História da Filosofia. Pesquisa os seguintes temas: imaginário social e imaginação política, herança colonial e fenomenologia da raça, potências da imagem e construção social da visibilidade, metafilosofia e ensino de filosofia. Integrante do Laboratório de Filosofias do Tempo do Agora (Lafita/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-7888-4369.

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.

BRATHWAITE, Kamau Edward. History of the voice: The development of nation language in Anglophone Caribbean poetry. Londres: New Beacon Books, 1984.

CÉSAIRE, A. Cahier d’um retour au pays natal. Paris: Ed. Présence Africaine, 1983.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DOLAR, Mladen. “Política da voz”. Trad. Fábio Roberto Lucas. Literatura e Sociedade, v. 19, n. 19, 2014, p. 192-206.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. EdUFBA, 2008.

GLISSANT, Édouard. “Free and Forced Poetics”. Alcheringa. Transl. Michel Benamou. Boston: Universidade de Boston, v. 2, n. 2, 1976, p. 95-101.

GLISSANT, Édouard. Poética da relação. Trad. Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Prefácio por Ana Kiffer e Edimilson de Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

HALBERSTAM, Jack/Judith. “The wild beyond”. In: HARNEY, Stefano; MOTEN, Fred. The Undercommons: Fugitive Planning & Black Studies. Brooklyn: Autonomedia, 2013, p. 5-12.

HOSHINO, Thiago. “Filosofia com(o) sotaque: patoás, patuás e amarrações”. Dossiê “Pensamentos guerreiros contra a colonialidade”, Revista Cult, n. 271, p. 26-27, jul/2021.

KOPENAWA, Davi. A queda do céu. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

MOTEN, Fred. “A Resistência do Objeto: O Grito de Tia Hester”. Trad. Matheus Araujo dos Santos. Dossiê “A música e suas determinações materiais”, Revista ECO-Pós, v. 23, n. 1, 2020, p. 14-43.

NASCIMENTO, Marcos. Os portões da fábrica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2021, p. 27.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016, 45-6.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Educ, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Ubu, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Medeiros, C. V. F. ., Santos, T. R. C. dos ., & Souza , V. G. A. de. (2021). Feitiço da racionalidade e pensamento epidérmico. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 317–328. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13070

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução