Relatos de uma Filósofa

Entrevista com Rosa Mechiço

Autores

Resumo

Na presente entrevista, realizada por e-mail no ano de 2021, a filósofa moçambicana Rosa Mechiço fala um pouco da sua trajetória pessoal, da história política do seu país, da sua experiência como mulher no mundo acadêmico e do seu interesse pela educação. A violência sofrida pelas moçambicanas no passado não muito distante é aterrorizante. Segundo explica Mechiço: “Mulheres grávidas viam suas barrigas rasgadas, com punhais, canivetes ou facas (...)”. A filosofia acadêmica provavelmente deveria dedicar mais atenção a assuntos relativos à educação para a consolidação da democracia e da paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Rocha Seabra, La Trobe University (LTU)

Graduado e mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Filosofia pela La Trobe
University (LTU). É autor dos livros Sobre a Leitura: Uma Análise Perceptopolítica e Oftalmopolítica: Um
Problema com a Visão da Filosofia. É colaborador da revista O Curandeiro: Revista Moçambicana de Filosofia.

Referências

CHAMBISSE, E. D., COSSA, J. F., CASTIANO, J. P., et. al. A Emergência do Filosofar, Filosofia 11ª e 12ª Classes. Moçambique Editora Maputo: 2003.

Ministério da Educação, Programa de Filosofia para o Ensino Secundário Geral, 11ª e 12ª classe, Maputo, Moçambique, 2000.

Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia com Habilitação em Ensino de História, Universidade Pedagógica, Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, Maputo, Moçambique, Novembro, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Rocha Seabra, M. (2021). Relatos de uma Filósofa: Entrevista com Rosa Mechiço. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 824–847. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12876