Educação para as Relações Etnicorraciais

O ensino de ciências e suas tecnologias

Autores

Resumo

Apresentação de dossiê (2021.1)

Educação para as Relações Étnico-raciais:

O ensino de ciências e suas tecnologias

 

Organização de:

Prof. Dra. Bárbara Carine (UFBA)

Prof. Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS)

Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ)

 

Em Educação para as relações étnico-raciais: o ensino de ciências e suas tecnologias, as professoras Afro-brasileiras Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro e Dra. Marta Regina dos Santos Nunes, juntamente com o professor Senegalês Dr. Mamour Sop Ndiaye, apresentam um compilado de textos que desafiam o genocídio e a pilhagem epistêmicos nas ciências tidas socialmente como "exatas". Visa ressignificar a constituição subjetiva de pessoas negras marcada fortemente por uma memória de ausências: ausência de intelectualidade, de pioneirismo, de cientistas, de positivisação histórica, de produções científico-tecnológicas, de memórias afetivas acerca de si e dos seus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Carine Soares Pinheiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mãe, nordestina e militante negra, é Doutora em Ensino de Química pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É membro permanente do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, coordena o Grupo de Pesquisa em Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA), desenvolvendo pesquisas nas linhas de pesquisa: Formação de professoras e professores na perspectiva crítico-decolonial; Diversidade no Ensino de Ciências. Atua como vice-diretora do Instituto de Química da UFBA e também trabalha como consultora Pedagógica na Escola Afro-Brasileira Maria Felipa.  

Marta Regina dos Santos Nunes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mãe do Francisco, militante junto ao Movimento Negro Unificado (MNU/RS). Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Davis (UC-Davis). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Tem experiência na área de Química Orgânica e Química dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioativos vegetais, ciência e cultura alimentar, educação em química, diversidade de gênero e raça em ciências. 

Mamour Sop Ndiaye, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente no CEFET/RJ - Campus do Maracanã. Atual chefe do departamento de engenharia elétrica. É coordenador do Programa CEFET Solar, voltado para a disseminação da Energia Solar Fotovoltaica no Rio de Janeiro a atender comunidades isoladas. 

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Pinheiro, B. C. S., Nunes, M. R. dos S., & Ndiaye, M. S. . (2021). Educação para as Relações Etnicorraciais: O ensino de ciências e suas tecnologias. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 221–223. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12449

Edição

Seção

Dossiê: O legado de bell hooks