Dispositivos contra hegemônicos em vozes insubmissas no Sul da Bahia

Autores

Resumo

Nesse artigo sobre a escrita de mulheres negras da microrregião Ilhéus-Itabuna, apresentamos a literatura como lugar de insurgência e de emergência das ancestralidades afrodiaspóricas. Por tais vias, escritoras negras ressignificam o conceito de literatura na contemporaneidade, mas ainda sofrem os impactos do racismo estrutural constituinte do Cânone Literário. Diante de protocolos perenes do patriarcado branco, Karen Oliveira, Eloah Monteiro, Kali Oliveira e Tereza Sá apresentam seus versos e suas narrativas, entram na cena da disputa pela criação de processos estéticos e propõem formas inventivas de construção de conhecimento e validação epistemológica de suas obras.

Palavras- chave: Cânone Literário; Literatura Afro-feminina; Epistemologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Soares de Sá, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Ilhéus. Licenciada em Letras e Pedagogia (Uesc), Mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB).

Cynthia de Cassia Santos Barra, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professora do Curso de Bacharelado em Mídias e Tecnologias Digitais, do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN/UnB). 

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

de Sá, T. C. S., & Barra, C. de C. S. (2021). Dispositivos contra hegemônicos em vozes insubmissas no Sul da Bahia. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 136–153. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11932

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina