Docência em devir

Narrativas de professoras de biologia negras

Autores

Resumo

Este artigo tece reflexões sobre como a identidade racial pode influenciar a construção da identidade docente. Para essa reflexão utilizamos a metodologia e a perspectiva de narrativa autobiográfica por possibilitar registrar os impactos das experiências de vida e da formação, nas práticas profissionais e dos conhecimentos pedagógicos construídos por meio de suas experiências. O material empírico do estudo é constituído pelas trajetórias de vida de uma docente de Biologia negra nos seus primeiros anos de docência e pelo memorial autobiográfico de uma futura docente em Biologia. Foram abordados os atravessamentos da identidade étnica pertinentes à mulher negra e seu despertar para sua identidade racial. Argumentamos em favor da formação docente, de modo geral e, em particular, em Biologia, para aprofundar os modos de intervir em situações de racismo escolar e também para que se formem futuros professores em práticas pedagógicas pautadas de consciência no combate ao racismo.

Palavras-chave: Formação docente; Professoras negras; Narrativas (auto)biográficas; Ensino de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth de Souza Corrêa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense.

Nayara Costa, Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC/GO)

Bacharel e Licenciada em Ciência Biologicas pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela mesma universidade, professora de Biologia da Secretaria Estado de Educação de Goiás.

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Corrêa, E. de S., Costa, N., & Selles, S. E. (2021). Docência em devir: Narrativas de professoras de biologia negras. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 260–286. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11930

Edição

Seção

Dossiê: O legado de bell hooks