Educação preta

Desafios para além de uma educação formal brasileira em busca da re-existência

Autores

Resumo

A Questão da Educação Brasileira coloca-se, no âmbito dos esforços do Estado brasileiro, como formalidade, tanto no que tange aos moldes institucionais quanto aos modelos curriculares. Sob a ótica apontada por Renato Noguera, Luís Rufino Rodrigues e Muniz Sodré que, dos “desvãos celestes da metafísica”, entendem que a Educação Brasileira produz, reproduz e coisifica as histórias negras, considera-se a importância e necessidade de se fazerem valer outras epistemologias que promovam o rompimento com a epistemologia da “branquidade”, ou “branquitude”, com o sentido de manter as estruturas brancas como modelo eugênico/comportamental à Educação Preta. Propõe-se uma Pedagogia da re-existência, conforme reclama Ailton Krenak no que se refere à consciência indígena das suas diversidades e história. A Pedagogia da re-existência preta pressupõe a construção de um locus preto a partir das referências filosóficas africanas e suas relações tetraléticas com a natureza e a espiritualidade.

Palavras-chave: Educação Formal; Educação Preta; Epistemicídio negro; Re-existência.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina da Silva Ramos Carneiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em História Social (UFF).

Lia Keller, UNiVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora pela Prefeitura do município de Campos dos Goytacazes e Mestre pelo Programa de Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Carneiro, M. R. da S. R. ., & da Costa, L. K. F. . (2021). Educação preta: Desafios para além de uma educação formal brasileira em busca da re-existência. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 287–312. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11929

Edição

Seção

Dossiê: O legado de bell hooks