Aprendizes de griô

Pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana

Autores

Resumo

O campo educacional é alvo de disputas entre diferentes atores sociais. Neste trabalho, defende-se o estabelecimento de ações pedagógicas que visam contribuir para a superação de estruturas opressoras que operam no contexto brasileiro, como o racismo. Nesse sentido, buscou-se propor elementos que podem promover o desenvolvimento de relações étnico-raciais mais justas a partir da Educação Científica e Tecnológica, conforme previsto na Lei Federal nº 10.639/03. Para isso, com inspiração na figura dos Griôs, parte-se do estudo bibliográfico, debates e divulgação de algumas das inúmeras contribuições africanas para a Ciência e Tecnologia (CT), realizadas por um grupo de pesquisa composto por estudantes e servidores da Rede Federal de Educação. Foram apresentadas contribuições nas áreas de medicina, química, astronomia, matemática, filosofia, dentre outras. Estima-se que o questionamento da neutralidade científica, da história única, e o reconhecimento de saberes historicamente silenciados podem contribuir para a formação cidadã crítica e decolonial dos estudantes e no combate às desigualdades, por meio da educação escolar comprometida com a transformação social.

Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Educação Científica e Tecnológica; Divulgação Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Augusto Bianchetti Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciado em Química (UFMG), Mestre em Educação (UFMG) e Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Atualmente, é professor efetivo de Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Criciúma

Nicole Gelinski de Sousa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Acadêmica do curso Técnico em Biotecnologia integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Jaguariaíva.

Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduada em Biblioteconomia (Claretiano) com pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos (FGV). Atualmente, é auxiliar de biblioteca efetiva do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Jaguariaíva.

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Ciências Sociais na Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (DiCiTE).

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Rodrigues, V. A. B., Sousa, N. G. de ., Nadal, L. M. K. ., & Cassiani, S. (2021). Aprendizes de griô: Pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 242–259. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11908

Edição

Seção

Dossiê: O legado de bell hooks