O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil

Autores

Resumo

A universidade é um modelo institucional que promove diversas experiências aos/às estudantes, entre elas, as atividades extracurriculares, que são responsáveis por cerca de 70% (setenta por cento) da formação. Este estudo se dispôs a identificar os principais interesses e percepções de estudantes de graduação pelas experiências extracurriculares, analisando a importância dessas atividades em seu desenvolvimento. Para a sua realização, oito estudantes dos cursos de Psicologia e Pedagogia foram entrevistadas, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa. Com isso, foi possível construir novas percepções acerca dos interesses estudantis nas atividades extracurriculares, como estão atreladas à aprendizagem de novos conteúdos e, à facilidade em compreendê-los. Outros fatores também estão relacionados, como a interação entre os pares, o desenvolvimento do senso crítico e, a formação pessoal e profissional, sendo essas atividades consideradas relevantes para a formação estudantil. 

Palavras-chave: Atividades extracurriculares; Cultura universitária; Educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelmo dos Santos Filho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Psicanálise pela Faculdade UniBF (UNIBF), com formação complementar pela University of Arizona (UA) em “Raça, Racismo e Antirracismo no Brasil” e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no campo das Relações Raciais. É membro da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Município de Salvador (Câmara Municipal), trabalhando com saúde da População Negra e LGBTQIA+.

Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Psicólogo (UNEB). Mestre e Doutorando em Psicologia (UFBA). Docente junto ao Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Assessor técnico de pesquisa em Psicologia e Políticas Públicas no Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03).

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

dos Santos Filho, A., & Jacinto, P. M. dos S. (2021). O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 382–397. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10226