Chamada para Dossiê Revista Abatirá (2024.2): Educação, território e dignidade: Resistência e formação docente na América Latina

2023-06-30

EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E DIGNIDADE:

RESISTÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA

Dr. Luis F. Vásquez Zora (Universidad Colegio Maior de Cundinamarca – Bogotá/Colómbia)

Dr. Bernardo Barragán Castrillón (Universidad de Antioquia – Colómbia).

Dr. José Joaquín Cuervo (Universidad Colegio Maior de Cundinamarca – Bogotá/Colómbia)

Dr. Arley Fabio Ossa Montoya (Universidad de Antioquia Colómbia).

Dr. Iván Sambrano G. (Universidad de Antioquia Colómbia).

Dra. Patricia Melgarejo. ( Universidad Pedagógica Nacional de México).

Dr. Samuel Carvajal. (Universidad Central de Venezuela).

 

Este Dossiê: Educação, território e dignidade: resistência e formação docente na América Latina, propõe uma publicação especial de textos do Brasil, Colômbia,  México e Venezuela que problematizam a educação na América Latina, para além do conjunto de práticas de transmissão de conhecimento de uma geração a outra para a formação de certos modelos de sujeito e de sociedade. Na América Latina, a educação é mais do que uma tecnologia social de formação de sujeitos, ora pela igreja, ora pela indústria, e mais recentemente pelo mercado. O Dossiê se propõe a divulgar que na América Latina a educação é dignidade territorial, é espaço de difusão de lugares, situações e contextos; dos lugares pela performance de subjetividades que transitam pelo corpo natural, cultural, diferencial e múltiplo. Por situações por conformação familiar, de vizinhança, de grupo, por organização política, social, econômica e comunitária. Pelo contexto, pela construção das relações entre o local e o nacional, o regional e o global. O Dossiê convoca a problematizar as relações entre educação, resistência e território em termos de formação e experiências docentes situadas, que reconhecem isso no cotidiano da sala de aula e fora dela, em comunidades camponesas, negras, indígenas, jovens, mulheres, LGBTQ+ , e outros, estão reivindicando uma educação diferencial, pertinente, situada, local e concreta, vinculada à dobra de suas existências, de coletivos em que a educação seja uma diáspora de liberdades, subjetividades e singularidades coletivas. Por fim, o Dossiê problematiza que na América Latina a educação corresponde à relação com a realidade vivida, da educação e da vida concreta, da educação e da dignidade, da educação e da autodeterminação dos povos.