O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Autores/as

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4359

Palabras clave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Mediação.

Resumen

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender como se constitui o trabalho do professor e as diferentes situações que envolvem esse trabalho. Para tanto, partimos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Ergonomia da Atividade Educacional, da Clínica da Atividade e do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontaram que o trabalho é uma atividade constituída por contexto específico complexo e abrangente; para a execução o professor segue regras do ofício e prescrições; faz uso de condutas verbais e não verbais. É atividade que exige preparação, avaliação e utilização de instrumentos materiais e simbólicos para pôr em prática os gêneros da atividade, os gestos fundadores da profissão e os específicos, visto que essa atividade é um instrumento de mediação entre os conteúdos escolares e os alunos.

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Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em estudos da linguagem

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

STRIQUER, M. dos S. D. O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 239–252, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4359. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4359. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS