O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Authors

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4359

Keywords:

Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Mediação.

Abstract

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender como se constitui o trabalho do professor e as diferentes situações que envolvem esse trabalho. Para tanto, partimos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Ergonomia da Atividade Educacional, da Clínica da Atividade e do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontaram que o trabalho é uma atividade constituída por contexto específico complexo e abrangente; para a execução o professor segue regras do ofício e prescrições; faz uso de condutas verbais e não verbais. É atividade que exige preparação, avaliação e utilização de instrumentos materiais e simbólicos para pôr em prática os gêneros da atividade, os gestos fundadores da profissão e os específicos, visto que essa atividade é um instrumento de mediação entre os conteúdos escolares e os alunos.

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Author Biography

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em estudos da linguagem

Published

2018-07-19

How to Cite

STRIQUER, M. dos S. D. O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 239–252, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4359. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4359. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS