PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: ENUNCIADOS A PARTIR DOS DIFERENTES PROTAGONISMOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores/as

Palabras clave:

innovación pedagógica; protagonismos; gestión educativa; prácticas pedagógicas

Resumen

A temática inovação no âmbito educacional é alvo de muitas reflexões, discussões e proposições; é um tema mobilizador que se apresenta como pauta de interlocuções entre educadores, em diferentes cenários, tanto no interior da escola como para além dela. Este artigo apresenta um recorte do estudo e da pesquisa realizados em um Mestrado Profissional em Gestão Educacional, que se propôs a ampliar o olhar, descortinar e problematizar as práticas inovadoras de uma instituição da Educação Básica. Os aportes teóricos permitiram um estudo reflexivo sobre as construções curriculares, o processo de ensino e aprendizagem e as práticas escolares e de gestão educacional, onde a escola do tempo presente se constitui como um espaço democrático, de construções coletivas e diferentes protagonismos. A trajetória metodológica ampliou a compreensão acerca da inovação pedagógica na escola investigada, a partir da criteriosa análise documental e da interpretação das narrativas dos sujeitos da pesquisa eleitos, através da aplicação dos questionários eletrônicos.  As conclusões apontam para a necessidade de superar a perspectiva simplista do ativismo utilitário, dos aparatos e das soluções prontas e, assim, ampliar a compreensão da inovação educacional como um processo de caráter construtivo, a partir da autoria e da ação protagonista dos atores pedagógicos.

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Biografía del autor/a

Mariangela Oliveira Lago Rosier, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Profesor e investigador del Programa de Posgrado en Gestión Educativa / UNISINOS. Porto Alegre RS. Doctorado en Educación.

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Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Rosier, . M. O. L., & Ghisleni, A. C. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: ENUNCIADOS A PARTIR DOS DIFERENTES PROTAGONISMOS NO PROCESSO EDUCATIVO. Diálogos E Diversidade, 3, e16996. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16996

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação