O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122

Parole chiave:

narrativa, trajetória docente, experiências docentes, educação estatística

Abstract

Este artigo apresenta a trajetória e as experiências de duas professoras, primeiras autoras do mesmo, que se encontraram no doutorado, sob orientação da terceira, narrando a partir do espaço tridimensional da pesquisa, o encontro das docentes com as temáticas estudadas na pós-graduação, bem como sobre os fazeres, idas e vindas que as levaram ao campo da educação. A partir da autobiografia das docentes, espera-se analisar as experiências que as constituíram como sujeitos, professoras e pesquisadoras no campo da Educação Estatística. As narrativas apresentam tanto os sentimentos, memórias e experiências das docentes que as levaram ao campo da educação, desde a infância, quanto aos lugares e pessoas que marcaram essas experiências. Em suma, percebeu-se que o sujeito professor se constitui não somente a partir da conclusão de um curso de graduação, mas, sim, ao longo de toda a sua história de vida, das suas experiências com os outros desde a infância, com seus professores e colegas, na interação com seus pares, envolvendo aspectos afetivos que vão direcionando os sujeitos para esta ou aquela área, que, nesse caso, culminou na pesquisa científica no campo da Educação Estatística.

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Thays Rodrigues Votto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Educação Estatística

Karla Priscila Shreiber, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Educação Estatística

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Educação Estatística

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Pubblicato

2019-04-19

Come citare

VOTTO, T. R.; SHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 107–122, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5810. Acesso em: 17 mag. 2024.