Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148

Parole chiave:

Mona Ozouf, Trajetória intelectual, Formação, Historiografia, Escola republicana

Abstract

Neste artigo apresentamos uma trajetória intelectual da historiadora francesa Mona Ozouf, referência nos estudos acerca da Revolução Francesa e da Escola Republicada. Para tanto, recorremos a análise de entrevistas, trabalhos historiográficos e de divulgação publicados pela historiadora em questão. Aspectos de infância, juventude e idade adulta são destacados como referências de atribuição de sentidos que não explicam, porém, pensados como experiência, complexificam seus recortes temáticos e abordagens. Alocados em um tempo específico, a saber, o tempo presente, elementos da singular contribuição historiográfica de Ozouf são apresentados, tendo por linha articuladora a formação escolar, a atuação política e produção intelectual da autora. As reflexões aqui presentes estão amparadas principalmente pelo debate acerca da escrita biográfica e pelo conceito de experiência, conforme desenhado por Heidegger e revisitado por Jorge Larrosa.

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Biografia autore

Caroline Jaques Cubas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Participa dos grupos de pesquisa: Ensino de História, Memória e Culturas e Linguagens e Identificações, ambos da Udesc e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Pubblicato

2024-03-05

Come citare

CUBAS, C. J. Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1148, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10979. Acesso em: 11 mag. 2024.