Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982

Palabras clave:

Narrativas (auto)biográficas, Levantamento bibliográfico, Metodologia de Pesquisa

Resumen

Este artículo es el resultado de una revisión bibliográfica sobre narrativas (auto)biográficas como metodología de investigación, realizada en la “Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biografica” (RBPAB), analizando los artículos publicados entre 2016 y 2019. El propósito de este estudio es analizar cómo las publicaciones en la revista han discutido aspectos teórico-metodológicos y epistemológicos de la investigación (auto)biográfica. Los estudios demostraron una diversidad de elementos para conceptualizar la narrativa como una metodología de investigación que está en línea con la singularidad de los individuos, considerando su relación con las experiencias, además de nuevas configuraciones de la relación entre el narrador y el investigador que indican la importancia de la superposición de la narrativa. investigador en investigación. También notamos que la relación investigador/ narrador debe construirse de manera procesal para establecer confianza. Para que el movimiento transforme las fuentes biográficas en el texto de la investigación, también es necesaria la participación del narrador. La “Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica” presenta trabajos de autores con experiencia en el área, con discusiones relevantes y pertinentes a investigadores interesados en el tema.

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Biografía del autor/a

Erica Alves Barbosa, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos (GEPES). 

Natalia Maria de Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Possui Magistério (2003), graduação em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012), especialização na área de Educação pela Faculdade São Luís (2011), pela Universidade Federal de São Carlos (2013), e pela Faculdade Campos Elíseos (2018). Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão Escolar e em programas de Formação de Professores como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Participou do projeto de pesquisa-intervenção "Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria" (PHM), desenvolvido pela UFSCar e financiado pela FAPESP com bolsa de Aperfeiçoamento Pedagógico (EP-II). Atualmente é Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Carlos e aluna de mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar na linha de Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas.

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Publicado

2022-12-23

Cómo citar

BARBOSA, E. A. .; ARAÚJO, N. M. de; ANUNCIATO, R. M. M. Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 966–982, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13365. Acesso em: 17 may. 2024.