Editorial

Autores/as

Palabras clave:

Biblioteca pessoal, Dossiê, Artigos, (Auto)biografias

Resumen

Dossiê A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos, organizado por Patrícia Aparecida do Amparo e Denice Barbara Catani. As provocações colocadas na chamada do dossiê evidenciam modos como nos relacionamos com os livros, como compomos nossas bibliotecas e formamo-nos a partir deles e também como construímos e nos constituímos pelo que lemos e dos modos que lemos. Esse movimento de inflexão e reflexivo, propiciado pelas relações com os livros e bibliotecas, é socializado em dez textos que compõem o dossiê e que tomam experiências pessoais, profissionais e de pesquisas, a partir das relações com os livros. A seção Artigos é constituída de 15 textos que problematizam discussões sobre memórias, narrativas e narrativas de si, notadamente sobre grupos de pesquisas, autobiografia e estado da arte no campo da educação musical, fotobiografias, configurando-se como um primeiro bloco de artigos. Num segundo momento da seção, apresentamos textos que se voltam para reflexões sobre a pandemia, isolamento social, trabalho docente, gestão escolar e educação inclusiva, práticas pedagógicas cotidianas, vida-morte e saúde mental. O último bloco concentra-se na discussão de narrativas (auto)biográficas e suas relações espaciais, intergeracional e também da docência na Educação Infantil e na Educação Básica e modos de reinvenções de si, a partir de práticas pedagógicas compartilhadas e políticas, intercambiadas pelas memórias e narrativas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Editor RBPAB.

Citas

Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica. Salvador, BIograph, v. 6, n. 17, p. 1-430, 2021.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

SOUZA, E. C. de. Editorial. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 11–14, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11927. Acesso em: 18 may. 2024.