A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS VIII: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS
Mots-clés :
Extensão, Universidade, Projetos.Résumé
Este artigo vem tratar especificamente sobre os projetos que sãodesenvolvidos no âmbito da extensão da Universidade do Estado da Bahia –
UNEB/Campus VIII. Tem como objetivo analisar as concepções presentes em
tais projetos, apresentados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE, no
período de 2009 a 2013. A extensão universitária está amparada no Plano
Nacional de Extensão e fundamentada nas suas diretrizes: impacto e
transformação social, interdisciplinaridade, indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão, interação dialógica. O texto parte de uma pesquisa
bibliográfica e análises dos projetos arquivados no NUPE, demonstrados aqui a
partir dos seus temas, objetivos e áreas de conhecimento. Foi observado que
as ações extensionistas ainda estão muito centradas no meio acadêmico ou
para o ensino na educação básica. Portanto, torna-se necessário ampliar os
tipos de extensão no Campus VIII com outras modalidades e/ ou projetos
voltados para outros setores da sociedade. A extensão é tida como uma
importante função no contexto universitário.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
a) Les auteurs conservent leurs droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution License qui permet le partage de l'œuvre avec la reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b) Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce journal.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle), car cela peut augmenter l'impact et la citation de l'œuvre publiée (voir L'effet du libre accès).