UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO PARA ANÁLISE DO GRAU DE TROFIA DO PARQUE AQUÍCOLA SUCUPIRA (LAGO DE PALMAS, TO) NA ESTAÇÃO SECA

Autores

  • Clauber Rosanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas.
  • Vailton Alves Faria Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Palmas
  • Flávia Tavares Matos Embrapa Pesca e Aquicultura do Tocantins, Palmas, Tocantins.
  • Emílio Sousa Pinho Faculdade Católica do Tocantins, Palmas, Tocantins.
  • Alberto Akama Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Palmas, Tocantins.
  • Daniela Barbosa Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.v8.i1.a3

Palavras-chave:

Aquicultura, Eutrofização, Impacto Ambiental, Poluição, Tanque Rede.

Resumo

A aquicultura é a atividade que mais cresce dentre os setores de produção de alimentos, porém, sua prática pode causar impactos ambientais no ambiente aquático, caso não haja um plano de monitoramento eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de trofia do ambiente utilizando o Índice de Estado Trófico (IET) em uma atividade aquícola de sistema de produção em tanques-rede no reservatório do Lajeado, Palmas, Tocantins na estação seca do ano. O monitoramento foi realizado no período de maio a agosto de 2017 e envolveu a coleta de amostras para análises dos seguintes parâmetros de qualidade de água: fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve a realização de coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos in loco. Os resultados do cálculo do Índice de Estado Trófico (IET) mostraram que a área em estudo durante os meses de maio e agosto apresentou-se predominantemente em grau supereutrófico. O que indica que o estado trófico do lago nas proximidades da área aquícola sofre forte influência de atividades antrópicas externas. Assim, os efeitos desta atividade a médio e longo prazo são difíceis de serem previstos, havendo a necessidade constante do monitoramento e controle da qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clauber Rosanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas.

Graduado em Zootecnia pela UNESP - Jaboticabal. pós graduado em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica (EDUCON/NAIPPE), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), é doutorando do programa de pós graduação em Ciências do Ambiente - PPG/CIAMB - UFT Campus Palmas. Atuou como Coordenador do Curso de Zootecnia e docente da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), atuou ainda como Coordenador de Pesquisa junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFTO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas e atualmente é professor dos cursos Técnico em Gestão do Agronegócio e Tecnólogo em Agronegócios, Inspetor do Serviço de Registro Genealógico da ARCO - Associação Brasileira de Criadores de Ovinos. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção de pequenos ruminantes, comportamento animal e forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: pecuária de corte e leite, ovinocaprinocultura, etologia, bioclimatologia, arranjo produtivo local, desenvolvimento sustentável e análise e elaboração de projetos. Atualmente é pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa vigente no CNPq e orientador nos programas de iniciação científica do IFTO e CNPq. Lecionou as seguintes disciplinas: Introdução a Zootecnia, Comportamento e Bem Estar Animal, Bioclimatologia Zootécnica, Ovinocultura, Caprinocultura, Produção e Manejo de Ruminantes, Fundamentos do Agronegócio, Cadeias e Complexos Agroindustriais, Gestão de Empreendimentos Rurais, Consultoria no Agronegócio, Cadeias Produtivas de Produtos de Origem Animal, Gestão e Elaboração de Projetos entre outras.

Vailton Alves Faria, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Palmas

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), Mestrado em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2006). Doutorando em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e da Faculdade Católica do Tocantins.

Flávia Tavares Matos, Embrapa Pesca e Aquicultura do Tocantins, Palmas, Tocantins.

Doutora em Engenharia Ambiental e mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1999), com especialização em Animal Sciences (University of Florida). Atualmente é Pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, onde atua na área de sistemas de produção aquícola, com ênfase no tratamento de efluentes de aquicultura e capacidade suporte de reservatórios para a produção de pescado.

Emílio Sousa Pinho, Faculdade Católica do Tocantins, Palmas, Tocantins.

Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Católica do Tocantins. Estagiário de P&D do Núcleo Temático de Pesca e Aquicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tanque-rede, aquicultura e monitoramento ambiental.

Alberto Akama, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Palmas, Tocantins.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Atuou como docente na Universidade Federal do Tocantins de 2008 a 2013. Atualmente é pesquisador adjunto do Museu Paraense Emílio Goeldi, onde atua no estudo da diversidade da fauna de peixes amazônicos e coordena o núcleo Amazônia Oriental do Programa Nacional de Pesquisas em Biodiversidade e Ecossistemas (PPBio). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática de Siluriformes Neotropicais e Conservação das Espécies Animais.

Daniela Barbosa Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas.

Graduada em Agronegócios, pelo Instituto Federal do Estado do Tocantins - Campus Palmas. Colaboradora dos Projetos "Arranjo Produtivo Local da Ovinocaprinocultura na Região de Palmas/TO", "Arranjo Produtivo Local da Bovinocultura de Leiteira na Região de Palmas/TO", "Arranjo Produtivo Local da Suinocultura na Região de Palmas/TO" (2012). Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPQ, Projeto "Arranjo Produtivo Local e Agronegócio do Cavalo no Estado de Tocantins (2012/2013), bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/IFTO, Projeto "Arranjo Produtivo Local e Agronegócio do Pirarucu no Estado de Tocantins (2013/2014), estagiária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Tocantins, pelo Projeto de Extensão "Fortalecimento da Cadeia Produtivo do Mel no Território da Cidadania do Jalapão - JALAMEL" (2013/2014), bolsista de Projeto de Extensão/APL PIBIC/IFTO, "Potencialidades e entraves ao desenvolvimento do arranjo produtivo local do pirarucu (Arapaima gigas) no estado do Tocantins" (2014). Atualmente servidora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura - SEDEN, atuando na área de Gestão de Projetos e Convênios ligados a Ciência e Tecnologia do estado de Tocantins.

Referências

ALCÂNTARA, E.; CURTARELLI, M.; OGASHAWARA, I.; STECH, J.; SOUZA, A. Long-term environmental time series of continuously collected data in hydroelectric reservoirs in Brazil. Ambi-Agua, 8(1), 6-17, 2013.

APHA - American Public Health Association. Standard methods for the examination of water and wastewater. 20ª ed. Washington, 4-75/4-93, 1998.

ALVES, I. C. C.; El-ROBRINI, M.; SANTOS, M. L. S.; MONTEIRO; S. M.; BARBOSA, L. P. F.; GUIMARÃES, J. T. F. Qualidade das águas superficiais e avaliação do estado trófico do Rio Arari (Ilha de Marajó, norte do Brasil). Acta Amazônica, 42(1), 115–124, 2012.

BARBOSA, J. E. L.; ANDRADE, R. S.; LINS, R. P.; DINIZ, C. R. Diagnóstico do estado trófico e aspectos limnológicos de sistemas aquáticos da Bacia Hidrográfica do Rio Taperoá, Trópico semi-árido Brasileiro. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 12(1), 80-89, 2006.

BRASIL, Resolução n° 357, de 17 de março de 2005 – “Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências”. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Disponível em: http//:www.mma.gov.br. Acesso em: 28 set. 2016.

BUENO, G. W.; MARENGONI, N. G.; GONÇALVES JÚNIOR, A. C.; BOSCOLO, W. R.; TEIXEIRA, R. A. Estado trófico e bioacumulação do fósforo total no cultivo de peixes em tanques-rede na área do reservatório de Itaipu. Acta Scientiarum Biological Sciences, 30(3), 237-243, 2008.

BUZELLI, G. M.; SANTINO, M. B. C. Análise e diagnóstico da qualidade da água e estado trófico do reservatório de Barra Bonita (SP). Ambi-Agua, 8(1), 186-205, 2013.

CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA E SANEAMENTO AMBIENTAL. Relatório de qualidade das águas interiores do estado de São Paulo 2008/CETESB. São Paulo: Série Relatórios-Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 1, 531p. 2009a.

CETESB - COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB). Variáveis de

qualidade de água. São Paulo, 2009b. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp#transparencia. Acesso em: 20 out. 2016.

ESTEVES, F. A. Fundamentos em limnologia. Interciência/FINEP. 2ª ed. Rio de Janeiro,1998.

KUBITZA, F. Coletânea de informações aplicadas ao cultivo do tambaqui, do pacu e de outros peixes redondos. Panorama da Aquicultura, 14, 27-37, 2004.

LAMPARELLI, M. C. Grau de trofia em corpos d’gua do Estado de São Paulo: avaliação dos métodos de monitoramento. 2004. 207 f. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MARQUES, A. K. Análise da diversidade fitoplanctônica no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, no médio Tocantins – TO: estrutura da comunidade, flutuações temporais e espaciais., 2006. 158 p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2006.

TUNDISI, J. E. M. Indicadores da qualidade da bacia hidrográfica para gestão integrada dos recursos hídricos. Estudo de caso: Bacia hidrográfica do Médio Tocantins (TO). 2006. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

MURPHY, J.; RILEY, J. P. A Modified Single Solution Method for the Determination of Phosphate in Natural Water. Analytica Chimica Acta, 27, 31-36, 1962.

OECD (Organization for Economic Cooperation and Development). Eutrophication of water: monitoring, assessment and control. Paris: OECD, 1982, 154 p.

ONO, E. A.; KUBITZA, F. Cultivo de peixes em tanques-rede. Jundiá - SP: 112 p. 2003.

PÁDUA, H. B. Principais variáveis físicas e químicas da água na aqüicultura. In: Workshop – Qualidade de água na aqüicultura. p. 1-58. CEPTA/IBAMA, São Paulo - SP, 1996.

PEIXOTO, R. H. P. B. Efeitos da implantação do reservatório da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães sobre a qualidade da água do rio Tocantins (TO, Brasil). Rio de Janeiro, 2007. 222 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PENA, L.; FERREIRA, C.; ALMEIDA, M. Comportamento dos índices do estado trófico de Carlson (IET) e modificado (IETM) no reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhaes. Tocantins-Brasil. In: Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental. 2004. 6 p.

PEZZATO, L. E.; BARROS, M. M.; FRACALOSSI, D. M.; CYRINO, J. E. P. Nutrição de Peixes. In: CYRINO, J. E. P.; URBINATI, E. C.; FRACALOSSI, D. M.; CASTAGNOLLI, N. Tópicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva. São Paulo: TecArt, p. 75-170. 2004.

PRADO, R. B. Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água: estudo no médio rio Pardo – SP (período de 1985 a 1997). 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. 1999.

REIS-PEREIRA, V. L. A Limnologia e o gerenciamento integrado do reservatório da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães – UHE Lajeado, Tocantins. São Carlos/SP. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2002.

SMITH, V. H., SCHINDLER, D. W. Eutrophication science: where do we go fron here? Trends in Ecology and Evolution, 24(4), 201-207, 2009.

TOLEDO, A. P. J.; TALARICO, M.; CHINEZ, S. J.; AGUDO, E. G. A aplicação de modelos simplificados para a avaliação do processo da eutrofização em lagos e reservatórios tropicais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 12., Balneário Camboriú, Santa Catarina. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. p.1-34. 1983.

TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Limnologia. São Paulo: Oficina de Textos. 631 p. 2008.

VINATEA-ARANA, L. Princípios químicos de qualidade da água em aquicultura. Florianópolis: Editora da UFSC. 166 p.1997.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

ROSANOVA, C.; FARIA, V. A.; MATOS, F. T.; PINHO, E. S.; AKAMA, A.; MACEDO, D. B. UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO PARA ANÁLISE DO GRAU DE TROFIA DO PARQUE AQUÍCOLA SUCUPIRA (LAGO DE PALMAS, TO) NA ESTAÇÃO SECA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 023–036, 2018. DOI: 10.29327/ouricuri.v8.i1.a3. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5022. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão