IMPACTO DEL CAMBIO DE ‘QUALIS’ EN LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA DEL STRICTO SENSU PROGRAMAS BRASILEÑOS DE POSGRADO EN CONTABILIDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v9i2.7073

Palabras clave:

Programas de posgrado en Contabilidad; Sistema Qualis; Productividad docente.

Resumen

En función de los cambios en los criterios del ‘Sistema Qualis’, realizados en 2015, y el aumento de las publicaciones provenientes de los programas de posgrado brasileños en Contabilidad, el objetivo de este estudio es identificar los cambios sufridos en la calificación científica en revistas en el cuatrienio. 2013-2016, de los profesores permanentes de los programas de posgrado en Contabilidad. Para esto, se llevó a cabo una simulación para comparar los antiguos criterios de ‘Qualis’ con los actuales. La recopilación de datos se realizó en base a la información contenida en los planes de estudio de lattes de 292 docentes, lo que resultó en 3.922 títulos de artículos, distribuidos en 824 revistas. Los resultados mostraron que el cambio en los criterios de ‘Qualis’ tuvo el efecto de mejorar el puntaje científico de los investigadores, beneficiando a todas los programas de posgrado en Contabilidad analizados. Este estudio contribuye a la visualización de la evolución del panorama de publicaciones de profesores de los programas de posgrado en Contabilidad en Brasil, para evaluar el impacto de la evaluación realizada en los docentes, y al conocimiento y desarrollo de la elaboración de investigaciones en el campo de la contabilidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Marx Welter, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Controladoria e Contabilidade (UFRGS)

Doutoranda em Contabilidade (UFSC)

Ângela Rozane Leal de Souza, UFRGS

Doutora em Agronegócios (UFRGS)

Professora Adjunta da UFRGS

 

Citas

ALCADIPANI, R. Periódicos brasileiros em inglês: A mímica do publishorperish "global". Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 405-411, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902017000400405&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 28 jun. 2020.

ALCADIPANI, R. Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação acadêmica. Cadernos Ebape. br, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 1174-1178, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S167939512011000400015&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 28 jun. 2020.

ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-graduação no Brasil: do regime militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 351-376, 2014. Disponível em: www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/53680/33095. Acesso em: 5 mar. 2018.

APOSTOLOU, B. et al. Analysis of trends in the accounting education literature. Journal of Accounting Education, Harrisonburg, v. 41, p. 1-14, 2017.Disponívelem: http://iranarze.ir/wp-content/uploads/2017/08/7610-English-IranArze.pdf. Acessoem: 14 mar. 2018.

BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista brasileira de pós-graduação, Brasília, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947. Acesso em: 20 set. 2018.

BERND, D. C.; ANZILAGO, M.; BEUREN, I. M. Presença do gênero feminino entre os discentes dos Programas de pós-graduação de Ciências Contábeis no Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 11, n. 4, p. 408-429, 2017. Disponível em: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/viewFile/1487/1273. Acesso em: 14 mar. 2018.

BERTOLIN, J. C. G. A transformação do SINAES: da proposta emancipatória à Lei híbrida.Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 9, n. 4, p. 67–76, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a15v2796.pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.

BIRD, S. J. Research ethics, research integrity and the responsible conduct of research. 2006.

CARAYOL, N.; MATT, M. Individual and collective determinants of academic scientists’ productivity. Information Economics and Policy, Amsterdã, v. 18, n. 1, p. 55-72, 2006.Disponívelem: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167624505000508?casa_token=yT5ZYH8CuwAAAAA:DQX89EKqJBerECQodtV1Tzf4lFHcxGioMSQfMXIBNVoVuHJF7lIzFyETXWhst4haaninlVbEbv8. Acessoem: 28 jun. 2020.

CHEN, Y. et al. Research productivity of accounting faculty: an exploratory study. American Journal of Business Education, Littleton, v. 3, n. 2, p. 101-115, 2010.Disponívelem: https://clutejournals.com/index.php/AJBE/issue/view/51. Acesso em: 28 jan. 2018.

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Coleta, análise e interpretação dos dados. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 117-143.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Plataforma Sucupira. Brasília, 2014.Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira. Acesso em: 12 jul. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf . Acesso em: 14 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL – CAPES. Considerações sobre qualis periódicos. Brasília, 2016a. Disponível em: http://ppg.fumec.br/administracao/wp-content/uploads/2016/02/Microsoft-Word-Crit%C3%A9rios-classifica%C3%A7%C3%A3o-de-periodicos-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-e-de-Empresas-Ci%C3%AAncias-Cont%C3%A1beis-e-Turismo.pdf. Acesso em: 02 abr. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL - CAPES. Classificação da produção intelectual. Brasília, 2016b. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual. Acesso em: 27 ago. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL - CAPES. Qualis. Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis. Acesso em: 14 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL -CAPES. Avaliação quadrienal. Brasília, 2017b. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.CAPES.gov.br/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2. Acesso em: 14 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL -CAPES. Tabelas de áreas de conhecimento e avaliação. Brasília, 2017c. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao. Acesso em 14 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL -CAPES. História e missão. Brasília, 2018a. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 14 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL - CAPES. Sobre avaliação de cursos. Brasília, 2018b. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7421-sobre-avaliacao-de-cursos. Acesso em: 14 jul. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR DE PESSOAL - CAPES. Nota sobre o Qualis. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/9735-nota-sobre-o-qualis. Acesso em: 06 de agosto de 2019.

COSTA, F.; MARTINS, G. A. Características epistemológicas de publicações científicas em contabilidade: evidências de um cenário produtivista. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v.13, n. 29, p. 33-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2016v13n29p33. Acesso em: 14 mar. 2018.

CRESPI, T. B. et al. Novo qualis: impacto na avaliação da produção intelectual dos pesquisadores em administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 19, n. 47, p. 131-147, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2017v19n47p131/0. Acessoem 14 mar. 2018.

CRUZ-CASTRO, L.; SANZ-MENÉNDEZ, L. Mobility versus job stability: Assessing tenure and productivity outcomes. Research policy,Amsterdã, v. 39, n. 1, p. 27-38, 2010.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733309002121?casa_token=Q_htwcutjPcAAAAA:1LKcnzzU5J6x7S2Zu2uP_nvpPLt786ze1mL1Vy3R5o7tmIxI1X3HjSJWa64NuHohims1yo4q6I. Acesso em: 28 jun. 2020.

CUNHA, P. R.; DAL MAGRO, C. B.; DIAS, D. R. Análise do problema de pesquisa dos artigos científicos publicados no 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 6, n. 15, p. 124-141, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/52660. Acesso em: 14 mar. 2018.

DE MESQUITA, R. F. et al. O triênio 2010-2012 e a nova avaliação de periódicos da Capes. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 18, n. 2, p. 33-47, 2014. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1298. Acessoem: 8 jun. 2020.

DE ROND, M.; MILLER, A. N. Publish or perish: bane or boon of academic life?. Journal of management inquiry, Houston, v. 14, n. 4, p. 321-329, 2005.Disponívelem: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1056492605276850. Acessoem: 28 jun. 2020.

EVERETT, J.; NEU, D.; GREEN, D. L. Commentary: Research productivity measurement and the field of academic accounting. CanadianAccounting Perspectives, Toronto, v. 2, n. 2, p. 153-175, 2003. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1506/C3GW-M2BU-NR2H-7QRR. Acesso em: 28 jun. 2020.

FERREIRA, M. A. S. P. V.; SERRA, F. R.A coautoria em artigos científicos de administração: perspectivas de pesquisadores internacionais. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 663-694, 2015. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/381. Acessoem: 03 nov. 2018.

FINARDI, U. Correlation between journal impact factor and citation performance: an experimental study. JournalofInformetrics, Leiden, v. 7, n. 2, p. 357-370, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751157712001150. Acesso em: 01 abr. 2018.

HASSELBACK, J. R.; REINSTEIN, A.; ABDOLMOHAMMADI, M. Benchmarking the research productivity of accounting doctorates.Issues in Accounting Education, Dublin, v. 27, n. 4, p. 943-978, 2012.Disponívelem: http://aaahq.org/Meetings/Archive. Acesso em: 29 jan. 2019.

MACCARI, E. A.; AUGUSTO, T. N. Povoamento dos estratos conceitos 6 e 7 no sistema de avaliação da CAPES pela área de administração, ciências contábeis e turismo nas avaliações trienais 2010 e 2013.Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 601-624, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112014000300601&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 mar. 2018.

MIRANDA, G. J. et al.A pesquisa em educação contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 24, n. 61, p. 75-88, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v24n61/v24n61a08.pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.

MELGUIZO, T.; STROBER, M. H. Faculty salaries and the maximization of prestige. Research in higher education, Amsterdã, v. 48, n. 6, p. 633-668, 2007.Disponívelem: https://link.springer.com/article/10.1007/s11162-006-9045-0. Acesso em: 28 jun. 2020.

MORAES, R. O. Mestres em ciências contábeis sob a ótica da teoria do capital humano. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-10052010-150158/pt-br.php. Acesso em: 14 mar. 2018.

MILLER, A. N.; TAYLOR, S. G.; BEDEIAN, A. G. Publish or perish: academic life as management faculty live it. Careerdevelopmentinternational, Londres, v. 16, n. 5, p. 422 – 445, 2011. Disponível em: https://faculty.lsu.edu/bedeian/files/publish-or-perish-academic-life-as-management-faculty-live-it.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

NASCIMENTO, S.; BEUREN. I. M. Redes sociais na produção científica dos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 47-66, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n1/v15n1a04. Acesso em 14 mar. 2018.

PACKER, A. L. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional. Revista USP, São Paulo, n.89, p. 26-61, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13868/15686. Acesso em: 01 abr. 2018.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Teoria e prática. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.

RHOADES, G. Managing productivity in an academic institution: Rethinking the whom, which, what, and whose of productivity. Research in higher education, Amsterdã, v. 42, n. 5, p. 619-632, 2001.Disponívelem: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1011006511651. Acesso em 28 jun. 2020.

ROCHA-E-SILVA, M. O Novo Qualis, que não tem nada a ver com a ciência do Brasil: carta aberta ao presidente da CAPES. Clinics, São Paulo, v. 64, p. 721-724, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-56872009000400002&script=sci_arttext. Acesso em: 28 jun. 2020.

ROSA, A. R. "Nós e os índices": um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 108-114, 2008. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol48-num4-2008/nos-indices-outro-olhar-sobre-pressao-institucional-por-publicacao. Acesso em: 28 jun. 2020.

SILVA, H. A. S. et al. Programas de pós-graduação em contabilidade: análise da produção científica e redes de colaboração. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto,vol. 6,n. 14, p. 145-162, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/45420. Acesso em: 14 mar. 2018.

SILVA, P. S.; KREUZBERG, F.; RODRIGUES JUNIOR, M. M. Desempenho dos programas brasileiros de pós-graduação em contabilidade na tangente da pesquisa científica. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación,Madrid, v. 13, n. 1, p. 123-137, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/551/55133776007.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.

SOARES, S. V. et al.Programas de pós-graduação em contabilidade: semelhanças e diferenças da produção bibliográfica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia,Joaçaba, v. 17, n. 2, p. 695-732, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172766/OK%20-%20101_00562%20-%20OK.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 nov. 2018.

VOGEL, M. J. M. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pelas CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29062015-150747/pt-br.php. Acesso em: 14 mar. 2018.

Publicado

2020-11-05

Número

Sección

ARTIGOS