Juventude em foco

a diversidade no perfil dos estudantes dos curso técnicos subsequentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p266-285

Palavras-chave:

Perfil, Curso Técnico Subsequente, Estudantes, Diversidade, Juventude

Resumo

O objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar o perfil dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. A presente pesquisa bibliográfica utiliza a metodologia de abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada busca detalhada da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da CAPES, ademais se priorizou publicações sobre a educação profissional e juventude(s). Na coleta das informações dos trabalhos selecionados foram escolhidos 11 (onze) indicadores que contribuíram para compreender e analisar o perfil dos jovens estudantes dos cursos técnicos subsequentes como sujeitos socioculturais que transformam sua realidade social ao mesmo tempo em que são transformados. Os resultados mostraram que o perfil desses estudantes é constitutivo de múltiplos fatores decorrentes das condições de vida e das diferentes experiências vividas em seus contextos sociais e escolares, culminando na diversidade de características identitárias. As instituições de ensino precisam estar atentas a essa diversidade do perfil dos jovens e dos múltiplos fatores que ocorrem no interior e exterior da escola, só assim conseguirá ofertar um processo formativo com mais equidade.

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Biografia do Autor

Gislene Miotto Catolino Raymundo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professora do Centro de Referência em Formação e EaD - IFSC

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIVALI 

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIVALI

Referências

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

RAYMUNDO, G. M. C.; RAITZ, T. R.; GESSER, V. Juventude em foco: a diversidade no perfil dos estudantes dos curso técnicos subsequentes. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 266–285, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p266-285. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9380. Acesso em: 12 out. 2024.