Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Inclusão, Estudantes surdos e surdas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.

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Biografia do Autor

José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduação em Pedagogia pela Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar - FASVIPA. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional da Pessoa com Deficiência e Tecnologia Assistiva - NÚPITA/CNPq/UFS no eixo: Educação Matemática e Inclusão e do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática NCPPEM/CNPq/UFS.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela
Universidade Anhanguera de São Paulo. Membro dos Grupos
de Pesquisa: Educon/CNPq/UFS, NÚPITA/CNPq/UFS, neuro-
Math/CNq/IFS. Líder do grupo de pesquisa NCPPEM/CNPq/UFS.

Maria Batista Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe do Departamento de Educação do
Campus Itabaiana-DEDI e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
PPGECIMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades
e Diferenças na Educação (GEPIADDE) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-26

Como Citar

TAVARES SILVA, J. A.; SOUZA, D. da S.; LIMA, M. B. Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 304–319, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661. Acesso em: 28 abr. 2024.