O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais

um panorama das pesquisas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p272-294

Palavras-chave:

Anos iniciais, Ensino de Ciências, Formação de professores, Propostas pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade analisar e discutir as contribuições de teses e dissertações sobre o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) no espaço-tempo de 2009 a 2019. Considerando o caráter qualitativo deste estudo, adotou-se como abordagem metodológica o Estado da Arte, no intuito de elucidar as pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir dos descritores estabelecidos, selecionou-se 55 trabalhos, os quais foram analisados em conformidade à Análise de Conteúdo e classificados em 4 categorias. As pesquisas socializadas neste estudo evidenciam uma série de contribuições para o ensino de Ciências da Natureza EF, bem como um consenso em relação a sua importância neste nível de ensino, frisando a necessidade de compreender o processo de desenvolvimento dos estudantes, para propiciar subsídios à formalização e à sistematização do conhecimento científico. Não obstante, salienta-se à necessidade de que esta discussão permeie nos processos de formação tanto inicial e continuada de professores, a fim de promover momentos de reflexão em relação à ação docente dialógica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Luana Kurz, ULBRA

Química – Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Everton Bedin, UFPR

Doutor em Educação em Ciências

Referências

ALBUQUERQUE, R. A. Andrade Corrêa. As atividades Experimentais e o ensino de Ciências nos anos iniciais. p. 90. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2017.

ANTLOGA, D. C. A articulação entre a literatura infantil e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 149f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, 2014.

BARCELLOS, L. S. O ensino da interação radiação-corpo humano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem investigativa e colaborativa com enfoque ciência, tecnologia e sociedade. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, 2017.

BARROS, M. L. T.; MARCONDES, M. I. G. F. S. O ensino de Ciências nos Anos Iniciais e as políticas direcionadas à Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro – 2009 a 2016. 2017. 244p. Tese (Doutorado) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEDIN, E. A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação. 2015. 512 f. Tese. Programa de Pós Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/126836>. Acesso em: 20 abr. 2020.

BONELLI, S. M. S. O ensino de Ciências nos Anos Iniciais: ressignificando a formação dos professores. 2014. 152 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOTELHO, R. O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Bauru, SP, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL, Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/censo-atual. Acesso em 29 de mai. 2019.

CÂNDIDO, G. G. O Ensino de Ciências nos anos iniciais em uma escola de tempo integral: introduzindo noções de acústica por meio da música. 2017. 89f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, Rio de Janeiro, 2017.

CASTRO, D. R. Estudo de conceitos de estrutura e funcionalidade de seres vivos no Ensino Fundamental I. 2014. 341 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 2014.

CAVALCANTI, L. S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, v. 36, n. 3, p. 399-419, 2016.

CORBIN, J. Grounded theory. The Journal of Positive Psychology, 12(3): 301-302. 2017.

CRUZ, V. A. S. Ciências da vida e da natureza: proposta de ensino para as classes multisseriadas. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional Ensino e Docência do Departamento de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2016.

DENTZ, K. V. O livro-jogo como instrumento de incentivo à leitura: Contribuições da Literatura Para o Ensino de Ciências Nos Anos Iniciais. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias – da Universidade do Estado de Santa Catarina, SC, 2018.

DOURADO, S. M. A. Ensino de ciências no 5º ano do Ensino Fundamental: o currículo modelado e aspectos do currículo em ação. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp. Araraquara, SP, 2015.

EPOGLOU, A. O ensino de ciências em uma perspectiva freireana: aproximações entre teoria e prática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 295 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Química, da Faculdade de Educação e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, SP, 2013.

FAVRETTO, T. Ciências nos Anos Iniciais: uma investigação das manifestações do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o conceito de energia. 2018. 189f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

FORTE, E. C. N. et al. A hermenêutica e o software atlas.ti: união promissora. Texto & Contexto Enfermagem, v. 26, n. 4, p. 1-8, 2017.

GARVÃO, M. O Ensino de Ciências nos anos iniciais: 20 anos de debates no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). 2018. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, 2018.

GONÇALVES, C. R. Educação ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, PR, 2014.

GUISSO, S. M. O ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das narrativas produzidas no estágio supervisionado em um curso de pedagogia no interior do estado do Espírito Santo. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2018.

HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

LAMÊDA, A. M. C. Ensino de ciências nos Anos Iniciais: investigação das ações docentes e da proposta formativa do PNAIC que ocorreu em São João Del-Rei nos anos de 2015 e 2016. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, do Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG, 2018.

LOBO, D. A. Ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a formação de conceitos científicos e o desenvolvimento dos alunos. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2018.

LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Santa Catarina, 2000.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências: revista do Centro de Ensino de Ciências e Matemática da UFMG, Belo Horizonte, v.03 n.01. p.45-61.jan-jun. 2001.

MACHADO, T. F. Educação/Formação em Economia Solidária: Análise de teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2014. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, RS, 2018.

MAESTRELLI, S. G. A abordagem CTSA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, da Universidade Federal do Paraná, PR, 2018.

MANGA, V. P. B. B. O aluno cego e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2013.

MOREIRA, E. C. S. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas como estratégia didática para formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cuiabá, 2015. Dissertação (mestrado), Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2015.

MOREIRA, D. S. Ensino de física em aulas de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola. 2016. 99f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, polo UFJF/IF-Sudeste-MG, 2016.

MOTA, M. R. S. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: concepções docentes acerca da contextualização e de sua prática. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

MULINE, L. S. O ensino de ciências no contexto dos Anos Iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas. 2018. 185f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2018.

NASCIMENTO, T. A. Estratégias didáticas no ensino de ciências nos anos escolares iniciais: desafios e potencialidades na perspectiva da teoria de Lev Vygotsky. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, BA, 2016.

NETTO, M. Z. C. Tempos e espaços da pesquisa como princípio educativo no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz: Perspectivas para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – PPGEC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, BA, 2016.

OLIVEIRA, S. M. M. O ensino de ciências naturais nos anos iniciais: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes Em formação pelo PARFOR/Pedagogia/UFPA. 2014. 151 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

ORTIZ, N. L. F. Pacto Nacional De Alfabetização Na Idade Certa: o ensino de ciências na rede pública em um município da região Centro-Oeste, RS. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, 2017.

OZELAME, D. M. Possibilidades de construção do pensamento complexo em espaço não formal de aprendizagem no ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.

PIRES, E. T. Para uma pedagogia cultural da tradição: práticas de professores ribeirinhos na Ilha de Marajó. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Educação em Ciências e Matemáticas – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

PIRÔPO, V. F. Alfabetização científica e literatura infantil: desafios para o ensino e conservação da biodiversidade. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Jequié, BA, 2018.

POSSEBON, N. B. O que me auto[trans]forma pedagoga: um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2015.

ROCHA, Maína Bertagna; NETO, Jorge Megid. Práticas de formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da literatura. Ensino em Re-Vista, 2010.

RODRIGUES, M. H. S. Espaços não formais de ensino: perspectivas para a formação inicial de professores. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2018.

RODRIGUES, T. S. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a construção do conhecimento científico pelos alunos envolvendo o Ciclo da Água. 2018. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP, 2018.

SILVA, V. S. Formação de pedagogos para o ensino de ciências nos Anos Iniciais. 2014. 216 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2014.

SILVA, T. G. Interfaces da construção da prática docente no ensino de ciências naturais nos Anos Iniciais da escola pública municipal de Manaus-AM. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP, 2015.

SOBREIRA, E. S. R. Tecnologias digitais no ensino de ciências para crianças: autoria e interações em uma proposta educativa explorando o tema energia. 2017. 263f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, SP, 2017.

SOUZA, A. L. M. A formação do pedagogo na UESB, campus de Jequié, para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, 2013.

TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant; POSSEBON, Natália Borba. Ciências nos anos iniciais-contexto brasileiro e possibilidades. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 569-573, 2013.

TORRES, E. M. O Ensino de Ciências nos anos iniciais na EMEF Benjamin Constant – Arroio do Padre/RS: Um estudo de caso. 2017. 51f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS, 2017.

VIECHENESKI, J. P. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios teórico-práticos para a iniciação à alfabetização científica. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 1-15, 2013.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. . Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012.

ZAGO, M. R. R. S. Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. Ao 5º. Ano) da rede municipal de ensino de Curitiba. 2015. 245f. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2015.

ZBOROWSKI, C. A. Contribuições da engenharia didática como metodologia para o ensino de ciências nos Anos Iniciais. 2017. 105f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

KURZ, D. L.; BEDIN, E. O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: um panorama das pesquisas nacionais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 272–294, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p272-294. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8574. Acesso em: 9 maio. 2024.