QUESTÕES SOBRE GESTÃO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO A RESPEITO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Stela Guedes Caputo Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Palavras-chave:

Gestão, Ensino religioso, Currículo

Resumo

O artigo aborda questões sobre gestão, formação e avaliação a respeito da disciplina
de Ensino Religioso (ER) no Rio de Janeiro. A reflexão priorizará os encontros de
formação de professores de ER nesse estado, incluindo seus fóruns. A partir da
observação desses espaços, da consulta às atas de todos os encontros (desde 1996),
da avaliação dos materiais distribuídos e de entrevistas com professores de ER,
cheguei a algumas conclusões. Uma é que a Secretaria de Educação realiza esse tipo
de encontro de gestão para planejar e discutir apenas com professores de ER. Com
nenhuma outra área há encontros semelhantes. Outra conclusão é que esses espaços de formação são hegemonizados pela Igreja Católica, que submete os demais credos credenciados a sua linha de formação (basicamente as orientações das Campanhas da Fraternidade). Questiono, a partir disso, que consequências poderemos perceber
na avaliação de estudantes. Discuto também como a Discipli-na ER é apontada por esses professores como um problema de gestão e uma solução para o que consideram como “mau desempenho escolar”. E, por fim, aponto a necessidade de uma educação pública laica.

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Biografia do Autor

Stela Guedes Caputo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), 2005. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

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Como Citar

CAPUTO, S. G. QUESTÕES SOBRE GESTÃO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO A RESPEITO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/529. Acesso em: 3 maio. 2024.