Nem lá Nem cá

na encruzilhada das internacionalizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p108-123

Palavras-chave:

Formação de professores. Cidadania global

Resumo

Este artigo aborda as políticas de internacionalização na formação docente no Brasil, examinando programas de cooperação internacional. Ele debate perspectivas adotadas na internacionalização da educação no contexto brasileiro, destacando a necessidade de equilibrar abordagens econômicas e socioculturais. Com isso, questiona a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial, e aponta a falta de editais de internacionalização com países sul-americanos, em contraste com as iniciativas regionais do Mercosul. Nas considerações finais são oferecidas sugestões para futuros debates, enfatizando a importância de fortalecer tanto as relações entre países sul-sul quanto as relações norte-sul, e destacando a formação para a cidadania global e o respeito à diversidade e ao multiculturalismo.

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Biografia do Autor

Daniele Botelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais

Isadora Tristão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-26

Como Citar

PRATA LINHARES, M. M.; BOTELHO, D.; TRISTÃO, I. Nem lá Nem cá: na encruzilhada das internacionalizações . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 108–123, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p108-123. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19048. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73