El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional

factores y actores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263

Palavras-chave:

Internacionalização da educação superior

Resumo

Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.

 

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Biografia do Autor

Leslie Quiroz-Schulz, Centro de Investigaciones Pedagógicas y Sociales

Doutora em Gestão da Educação Superior pela Universidade de Guadalajara no México, possui mestrado em Educação e graduação em Relações Internacionais. Pertence ao Sistema Nacional de Pesquisadores para o período 2023-2026. Publicou em diversas revistas especializadas e atualmente trabalha como professora-pesquisadora no Centro de Pesquisas Pedagógicas e Sociais do Ministério da Educação de Jalisco, no México.

 

Mónica de la Fare, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Trabajo Social - Universidad de Buenos Aires (1990), mestrado em Serviço Social (1999), doutorado em Serviço Social (2003) e pós-doutorado em Educação (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Foi professora adjunta concursada da disciplina Pesquisa em Educação da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e professora adjunta na Escola de Humanidades da PUCRS, com atuação no Programa de Pós-graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e no Curso de Pedagogia. Atuou como professora convidada no Doutorado em Ciências da Educação da UNLP em 2017 e 2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Pq2, pesquisadora visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra, como membro titular, a Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e o Grupo de Trabalho Ciência Aberta como bem comum, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Trabalha e publica sobre desigualdades educativas, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e em temas de políticas da Educação Superior, formação docente e Ética em Pesquisa.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

QUIROZ-SCHULZ, L. A.; DE LA FARE, M. El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 244–263, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73