Plan and Tell

experience with storytelling at CELLIJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p48-68

Palavras-chave:

formação de leitores; contação de histórias; projeto literário.

Resumo

Considerando a relevância do contar e ouvir histórias para a formação humana e leitora, este artigo busca mostrar a importância de se planejar as contações de histórias, pensando no texto, técnicas, gestos e elementos que serão utilizados na narrativa para que o ouvinte tenha uma experiência prazerosa com a história e a literatura, e, também, possibilidades de leitura em voz alta relacionando texto e imagem. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos a partir de Busatto (2003), Sisto e Motoyama (2016), Silva (1986) e outros, e relatos de experiências ocorridas no Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) da UNESP de Presidente Prudente, e na biblioteca da escola Wickliffe Progressive Community School, ambos espaços que buscam meios de oferecer uma experiência humanizadora com o texto literário. Desse modo, com os estudos e experiências descritas, é possivel concluir que esta prática milenar da contação de história deve continuar fazendo parte da vivência das novas gerações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

ALPHEN, JC. Adélia. São Paulo: Pulo do Gato, 2016.

ARAÚJO, Marcelo; Zigg, Ivan. O Circo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2008.

BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ática,1998.

BRITO, Alexandre. Circo mágico: Poemas circenses para gente pequena, média e grande. Porto Alegre: Projeto, 2007.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho amarelo. 16. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores Ltda, 1995.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CERRILO, Pedro C; LARRAÑAGA, Elisa; YUBERO, Santiago. Libros, lectores y mediadores: laformación de los hábitos lectores como processo de aprendizaje. Cuenca: Ediciones de la Universidade de Castilla – La Mancha, 2002.

FRANCO, Blandina; LOLLO, José Carlos. Dona Zulmira vai ao Circo. São Paulo: Leya, 2011.

GARCIA, Edson Gabriel. A política pública como mediadora da formação de leitores. [201-]. Disponível em: http://www.escritoredsongabriel.com.br/pedemeia.html. Acesso em: 11 fev. 2020

GARCIA, Edson Gabriel. O mediador de leitura. In: CITELLI, Adilson.; ÁVILA, Alaís.; NERY, Alfredina. et al. Prazer em Ler: Registros esparsos da emoção do caminhante nas lidas com a mediação da leitura. São Paulo: Instituto C&A, 2007. p. 94 – 111. v. 2. Disponível em: http://www.adventista.edu.br/_imagens/asped/files/221020103638_publicacaoprazer emler2.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.

GARCIA, Edson Gabriel. Sobre mediações. [201-]. Disponível em: http://www.escritoredsongabriel.com.br/pedemeia.html. Acesso em: 11 fev. 2020.

GIROTTO, Cynthia; SOUZA, Renata. Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In. SOUZA, Renata Junqueira de. et. al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010


GRIMM. Chapeuzinho Vermelho, O príncipe Rã ou Henrique de Ferro. 6. ed. São Paulo: ÁTICA, 1997.

LIMA, Cristiane Sasso de Lima; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MEDIAÇÃO. Dicionário Online de Português. 20 fev. 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/mediacao/. Acesso em: 20 fev. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 09-29.

MODESTO-SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. 279 f. Tese (Doutorado em educação) - UNESP. Presidente Prudente. 2019.

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Paratextos dos livros ilustrados. In: NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosaic Naify, 2011.

PEREIRA, Andréa. Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria da Educação Básica, 2006.

RAMOS, F. B.; PANOZZO, N. S. P. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.

ROBERTS, Lynn. Chapeuzinho Vermelho: Uma aventura borbulhante. São Paulo: Zastras, 2009.

ROMANO, Patrícia. Dona Benta: uma mediadora no mundo da leitura. Curitiba: Appris, 2019.

SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosaic Naify, 2011

SILVA, Maria Betty Coelho. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.

SILVA, Valéria Santos da. A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais. 2014. 166 f.
Dissertação (Mestrado em educação) – UNESP. Presidente Prudente. 2014.

SISTO, Celso; MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. A narração de histórias na infância: técnicas e interação. In: GIROTTO, Cynthia; SOUZA, Renata Junqueira. de. (Org). Literatura e Educação Infantil. Campinas: Mercado de Letras. 2016. v. 2. p. 111-138.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3. ed. Belo Horizonte: Aletria: 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VASCONCELLOS, C. S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 33-58, v. 9.


SOUZA, Renata Junqueira de; CARDOSO, Elianeth da Penha. Literatura Infantil: possibilidades para o letramento literário. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf, Vitória, v. 1, n. 3, p. 142 - 158, jan/jul. 2016.

SOUZA, Renata Junqueira de; MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins; A formação de leitores literários: o espaço como mediador. Raído, Dourados, v. 8, n. 17, p. 155-169, dez. 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553. Acesso em: 11 de fev. de 2020.

SOUZA, Renata Junqueira de; MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Contação de histórias, espaço e mediação: as experiências do CELLIJ. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 2, p. 31- 42, jul. 2019. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 16 de mar. de 2020.

TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcos Aurelius. Chapeuzinhos Coloridos.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.

ZOCOLARO, Isabela; DONÁ, Gabrielly; SOUZA, Renata. A arte de contar histórias e sua importância na sociedade atual: vivências no CELLIJ. In: SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, VIII, 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos.
Palhoça: Edi. Unisul, 2020. p. 1639 – 1645. Disponível em: https://literalise.files.wordpress.com/2020/06/rexsistc3aancias-literc3a1rias-na- contemporaneidade-cc3b3pia.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

ZOCOLARO, I. D. C.; SOUZA, R. junqueira de; STEVENSON, J. A. Plan and Tell: experience with storytelling at CELLIJ. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 48–68, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p48-68. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14762. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)