Contação de História Mediada pela Comunicação Alternativa no TEA

revisando estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p69-84

Palavras-chave:

Autismo; Narração de Histórias; Sistema de comunicação

Resumo

RESUMO: O objetivo do estudo foi investigar as pesquisas brasileiras sobre a contação de histórias utilizando a Comunicação Ampliada e Alternativa (CAA) como recurso pedagógico, para estudantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre os anos de 2015 e 2021. Os estudos foram selecionados nas plataformas Google acadêmico, CAPES e SciELO, com os descritores TEA e contação de história; CAA, TEA e contação de história; Comunicação Alternativa e autismo. A pesquisa foi de análise qualitativa, com revisão bibliográfica. Todos os estudos selecionados relataram resultados positivos na comunicação com crianças no TEA a partir do emprego da CAA na contação de histórias. Concluiu-se que o número de pesquisas sobre o tema é escasso e recente e a maioria na área da saúde, evidenciando a necessidade de maiores investimentos em metodologias alternativas de ensino para estudantes TEA e incentivo a produções acadêmicas na área educacional.

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Biografia do Autor

Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. 

Gabriela Christine Spinardi, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduação em Artes, graduação em Pedagogia, Pós-graduada em Ensino Lúdico,  Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica. 

Referências

REFERÊNCIAS

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

BARBY, A. A. de O. M. .; RATUCHNE, P. A. O.; SPINARDI, G. C. . Contação de História Mediada pela Comunicação Alternativa no TEA : revisando estudos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 69–84, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p69-84. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14737. Acesso em: 26 abr. 2024.