Explorando formas de ensino da matemática: um relato de uma oficina

Autores

Palavras-chave:

Cruzadinha, Jogo, Operações básicas, Ensino médio

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar o uso das Cruzadinhas Matemáticas contendo operações com números inteiros e decimais. Trazemos à discussão a proposta pedagógica vivenciada por alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública com um jogo matemático baseado nas palavras cruzadas, onde os estudantes resolvem as questões e completam o esquema, cruzando os números. Ao levar o jogo para a sala de aula, nosso objetivo era de despertar o interesse dos alunos, desenvolver raciocínio lógico, revisar conteúdo do ensino fundamental e identificar o nível de aprendizado em operações com números inteiros e decimais. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na dinâmica de aula, uma forte interação dos alunos com um método de ensino diferente e o aprendizado que foi possibilitado através dessa dinâmica, com perceptível desenvolvimento no conhecimento matemático. No entanto, outras observações emergiram da prática: a heterogeneidade das turmas e a diferença entre turmas, aliados ao grande número de alunos em sala de aula dificulta o trabalho docente. Além disso, a alta carga horária em sala de aula é nociva às ideias inovadoras dos professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORIN, J. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para a aula de matemática. São Paulo: USP, 1996.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e Materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, N. 02, p. 393-416, Out. 2015.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PETRY, D. O Jogo no Processo de Alfabetização. 2013. Disponível em: http://revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/viewFile/109/pdf. Acesso em: 13 de fevereiro de 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pereira Macedo, J. C., Dos Santos Neves, J. V., Schaetzle Wrobel, J., & da Costa Dias, N. (2023). Explorando formas de ensino da matemática: um relato de uma oficina. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18601

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)