CORRIDA NUMÉRICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Jogos Didáticos, Oficina, Operações

Resumo

O uso de materiais didáticos diversificados contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao fugir das concepções pedagógicas tradicionais e explorar as diferentes formas de produção de conhecimento. O presente texto relata a aplicação de uma oficina que incentiva o ensino lúdico a partir de um jogo de tabuleiro. Realizada em quatro turmas da primeira série do ensino médio integrado ao técnico de uma escola estadual do município de Vitória, no Espírito Santo, a oficina teve como objetivo retomar a resolução de expressões numéricas estudada em anos anteriores e estimular o trabalho em equipe. A partir da aplicação, observou-se que o método obteve bons resultados, colaborando para o aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, S. L. P. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. 2008. Universidade Estadual de Londrina. Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2023.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RIBEIRO, F. D. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Curitiba: IBPEX, 2008.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Chiabai dos Santos, L., da Rocha Rebonato, A. C., da Costa Dias, N., & Schaetzle Wrobel, J. (2023). CORRIDA NUMÉRICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCATIVO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18586

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)