ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ATRAVESSAMENTOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Educação Matemática, Escrita de Si

Resumo

Este texto de natureza (auto)biográfica objetiva apresentar o movimento de constituição professoral, por meio de experiências advindas do campo do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como marco metodológico, adoto o contar de si como ponto de partida para a composição de narrativas (auto)biográficas que retratam o tornar-se professora que ensina Matemática, costurando travessias formativas ao longo do curso de graduação em Pedagogia com o ingresso ao campo de trabalho pedagógico – a escola. Ao contar de si, reúno pistas de um professorar dinâmico, desafiador e que (me) exige a consciência da incompletude e do aprendizado contínuo para melhor se apresentar junto à uma classe de alunos. No resgate das próprias experiências, o texto tece conclusões sobre a importância do contar de si para a aprendizagem da docência, de modo que esse contar possibilita refletir sobre o próprio percurso acadêmico e profissional, oportunizando olhares outros para o ofício docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafayana Coelho de Matos , Universidade Federal do Amazonas

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Manaus, Amazonas, Brasil. E-mail: felipenegrao@ufam.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567946572619249.

Referências

BRUM, Eliane. Meus desacontecimentos: A história da minha vida com as palavras. 2 ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação. Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009

NEGRÃO, Felipe da Costa. Ressignificando o ensino de Matemática: uma experiência com professores em formação. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

NEGRÃO, Felipe da Costa.; GONZAGA, Amarildo Menezes.; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins.; ANIC, Cinara Calvi. Aprendizagem da docência e formação de professores que ensinam matemática: uma revisão de literatura. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá - MT, v. 11, n. 1, p. e23038, 2023.

PRADO, Guilherme do Val Toledo.; FRAUENDORF, Renata Barroso Siqueira.; CHAUTZ, Grace Carolina Chaves Buldrin. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 532-547, maio/ago. 2018.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia. In: REIS, Graça.; OLIVEIRA, Inês Barbosa de.; BARONI, Patrícia. (Orgs.). Dicionário de Pesquisa Narrativa. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022. p. 21-34.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Coelho de Matos , R., & da Costa Negrão, F. (2023). ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ATRAVESSAMENTOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202326. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18571