LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação Matemática, Escrita de Si

Resumo

O objetivo deste texto (auto)biográfico consiste em evidenciar experiências (auto)formativas como professora que ensina Matemática a domicílio, por meio de trabalho autônomo com reforço escolar em Manaus (AM). Ao adotar as narrativas (auto)biográficas e a escrita de si como norte metodológico, busco desvelar saberes, necessidades formativas e os principais desafios vinculados a prática pedagógica de Matemática adotando a ludicidade enquanto ciência com alunos de reforço dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na condição de professora recém-formada, as tecituras narradas evidenciam que a adoção de práticas lúdicas permite a ressignificação da imagem da disciplina de Matemática, superando visões estigmatizadas oriundas de uma educação escolar tradicional, tanto por parte do aluno, quanto também do/a professor/a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Estudante de Pós-graduação em Avaliação Educacional pela Faculdade do Leste Mineiro (FacuLeste). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2018). Realizou em 2021, estudos sobre o trabalho docente na pandemia no contexto da educação manauara, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2021-2022). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM) e desenvolve pesquisa na área de política educacional e avaliação por meio da iniciação científica PIBIC (2022-2023).

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Manaus, Amazonas, Brasil. E-mail: felipenegrao@ufam.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567946572619249.

Referências

MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação. Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009

NEGRÃO, Felipe da Costa. Ressignificando o ensino de Matemática: uma experiência com professores em formação. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.

PAIXÃO, Cristhian Corrêa da.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A formação e o conhecimento nas abordagens (auto)biográficas: elementos norteadores de uma narrativa autobiográfica de formação. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver (Org.). Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. p. 267-275.

PASSEGGI, Maria da Conceição.; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PRADO, Guilherme do Val Toledo.; FRAUENDORF, Renata Barroso Siqueira.; CHAUTZ, Grace Carolina Chaves Buldrin. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 532-547, maio/ago. 2018.

SILVA, Camila Ferreira da.; ARAGÃO, Roberth Cavalcante.; SILVA, Caroline Oliveira da.; SANTOS, Miriane Feitoza dos. Governança educacional em um dos epicentros da pandemia. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 126-143, 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Oliveira da Silva, C., & da Costa Negrão, F. (2023). LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202328. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18495