CONTRIBUTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – CASO: CMC ACCOUNTING & SERVIÇOS, LDA (2017-2019)

Autores

  • Crimildo Mário Cossa
  • Pedro José Miguel UEM (Moçambique).

Resumo

O uso das demonstrações financeiras na tomada de decisão é uma preocupação tanto dos gestores das empresas PMEs, assim como das grandes empresas. No entanto, apesar dos gestores estarem claros da importância das DFs, ainda persiste um desafio para os contabilistas quanto a elaboração destes com qualidade necessária, o que dificulta os gestores na tomada de decisões eficazes. O objetivo deste artigo foi analisar o contributo das demonstrações financeiras no processo de tomada de decisão nas PMEs. O artigo resulta de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quantitativa em que recorremos às técnicas de entrevista para recolha dos conteúdos, os quais foram analisados e interpretados com profundidade necessária para tornar explícito o tema. Os resultados apontam para conclusão de que muitas empresas, sobretudo moçambicanas, não fazem o uso da informação financeira para a tomada de decisão, porque não apresenta o cálculo e análise de índices econômicos e financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crimildo Mário Cossa

Mestre em Contabilidade e Auditoria pelo ISCIM, Docente universitário, Gestor e pesquisador.

Pedro José Miguel, UEM (Moçambique).

Doutorando em Gestão de Empresas, Mestre em Administração e Gestão de Educação pela UEM, Docente universitário, Gestor e pesquisador.

Downloads

Publicado

2023-09-17