APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC):

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295

Palabras clave:

Educação, TDCI, EJA, Formação, Conhecimento

Resumen

Resumen: Este meta-artículo tiene como objetivo analizar cómo las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) pueden contribuir a la formación permanente de docentes y técnicos administrativos en el contexto de EJA en las Escuelas Fagundes Varela y O Soldado Desconhecido, en el distrito de Santo Estevão, en São Francisco do Conde - BA. Así, en este campo y locus de investigación, se presenta una discusión centrada en el aprendizaje basado en problemas (ABP), con la aplicación de instrumentos de recolección de datos que expusieron el potencial formativo de las TIC como constructora y difusora de conocimientos, a partir de la participación de un gerente, dos secretarias y dos docentes de la EJA en la investigación.

 

Palabras clave: Educación. TDCI. EJA. Capacitación. Conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Graduado em Relações Públicas com ênfase em Marketing, Especialista em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Gestão de Pessoas, Mestre em Educação e Contemporaneidade. Tem suas áreas de interesse em Educação e Contemporaneidade, Comunicação Social, Relações Públicas e Gestão em Relações Humanas

Cayo Pabllo Santana de Jesus, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Sistemas e Computação, Especialista em Engenharia de Software, Bacharel em Ciência da Computação, Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica. Professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Paulo José Pereira dos Santos , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens, Educação do Campo Psicopedagogia Institucional, Graduado em Pedagogia. Vice-Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA). Professor da Rede Municipal de Ensino em São Francisco do Conde-BA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido; Doutor em Difusão do Conhecimento, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB); Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Cruz, D. A. C. S. e, de Jesus, C. P. S., Santos , P. J. P. dos, & Ribeiro, S. F. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): : FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 10–29. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295