APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC):

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295

Palavras-chave:

Educação, TDCI, EJA, Formação, Conhecimento

Resumo

Resumo: Este meta-artigo tem como objetivo analisar de que maneira as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir para a formação continuada de professores e técnicos administrativos no contexto da EJA nas Escolas Fagundes Varela e O Soldado Desconhecido, no distrito de Santo Estevão, em São Francisco do Conde - BA. Desse modo, nesse campo e lócus de pesquisa, apresenta-se uma discussão focada na aprendizagem baseada em problemas (PBL), com aplicação de instrumentos de coleta de dados que expuseram os potenciais formativos das TDIC como construtor e difusor de conhecimentos, a partir da participação de uma gestora, duas secretárias e duas professoras da EJA na pesquisa.

 

Palavras-chave: Educação. TDCI. EJA. Formação. Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Graduado em Relações Públicas com ênfase em Marketing, Especialista em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Gestão de Pessoas, Mestre em Educação e Contemporaneidade. Tem suas áreas de interesse em Educação e Contemporaneidade, Comunicação Social, Relações Públicas e Gestão em Relações Humanas

Cayo Pabllo Santana de Jesus, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Sistemas e Computação, Especialista em Engenharia de Software, Bacharel em Ciência da Computação, Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica. Professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Paulo José Pereira dos Santos , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens, Educação do Campo Psicopedagogia Institucional, Graduado em Pedagogia. Vice-Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA). Professor da Rede Municipal de Ensino em São Francisco do Conde-BA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido; Doutor em Difusão do Conhecimento, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB); Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Cruz, D. A. C. S. e, de Jesus, C. P. S., Santos , P. J. P. dos, & Ribeiro, S. F. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): : FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NA EJA. Revista Educação E Ciências Sociais, 6(10), 10–29. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v6.n10.16295