DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FUNDAMENTO DO VÍNCULO FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO-ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Relações Familiares , Afetividade, contação de histórias, Permanência Acadêmica

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que objetivou verificar os efeitos da narrativa de histórias, passada de geração em geração, na fundamentação de vínculos familiares, influenciando o contexto histórico acadêmico. Participaram do estudo a bisavó, a mãe, os tios e tias da pesquisadora e alguns colegas do departamento de educação. Para a produção de informações de pesquisa, foram utilizados questionários disponibilizados de forma eletrônica. A despeito do vínculo afetivo proporcionado através da narração das histórias, identificou-se a necessidade de fornecer suporte psicológico às partes contribuintes nesta pesquisa, a fim de solidificar a construção dos vínculos afetivos e lidar com situações emocionais aparentes, ressignificando o ato de resistir e permanecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna. Letramento, Variação e Ensino. São Paulo; 1° edição, p. Editora Parábola, janeiro 2002.

BRAGA, Clarissa Bittencourt de Pinho e & GONÇALVES, Rosselini Brasileira Rosa Muniz & SOARES, Dielma, Castro. O Canto do Conto como Ferramenta de Disseminação da Diversidade Étnica nas Histórias Infantis. Congresso luso-brasileiro de história da educação, 2014.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

COELHO, Betty. Contar histórias - Uma arte sem idade. São Paulo, Ática. 1986, 78 p.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. p. 12-14, São Paulo: Cortez, 1989.

GOMES, Elaine. A arte de narrar histórias. São Paulo: Editora Senac, Setembro, 2018.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. p. 133, 2. ed. São Paulo: Cortez. 2010.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. p. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

NERY, Maria da Penha, Vínculo e afetividade [recurso eletrônico]: caminhos das relações humanas. São Paulo: Ágora, 2014. recurso digital. Disponível em: <https://pt.scribd.com/book/405821327/Vinculo-e-afetividade-Caminho-das-relacoes-humanas> Acesso em: 08 agost. 2023.

PATRINI, Maria de Lourdes. A renovação do conto: emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005.

PERRAULT, Charles. Histórias ou contos de outrora. Seleção e tradução de Renata Maria Pereira Cordeiro. São Paulo: Landy, 2004.

SANTOS, Rita de Cássia Alves Lopes dos. Reflexões sobre a arte de contar histórias. Revista Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020.

SILVEIRA, Bianca Farias. Contação de histórias na sala de aula: um poder mágico! Revista Prolíngua, v. 2, nº 2, p. 34-39, 2008.

Downloads

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Falcão de Amorim, E. E., & OLIVEIRA SANTOS, T. (2023). DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FUNDAMENTO DO VÍNCULO FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO-ACADÊMICO . Contação De Histórias E Oralidades - CHO, 1(1), 76–95. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/18688