JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, desenvolvimento motor.

Resumo

As aulas de Educação Física, presentes no convívio diário, proporcionaram nas crianças conhecimentos diversificados a partir do momento que foi estimulado o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social. Porém, relacionando essas experiências com os jogos e brincadeiras de maneira lúdica, o aprendizado se tornou cada vez mais fácil. Dessa forma, a criança atribuiu sentido ao seu mundo, apropriando-se de conhecimentos relacionados ao meio que estão inseridas, possibilitando na construção de sua própria identidade. O presente trabalho buscou planejar e promover atividades para auxiliar no desenvolvimento integral da criança por meio de jogos e brincadeiras. O estudo foi desenvolvido através de um relato de experiência, realizada através de aulas práticas e teóricas, registradas através de fotos e vídeos. Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados nas aulas de Educação Física como ferramentas estimuladoras e enriquecedoras, pois contribui para o professor ter mais possibilidades de trabalhar o desenvolvimento das crianças com recursos adequados garantindo resultados favoráveis aos objetivos propostos. Podemos concluir que, de acordo com os objetivos e os conceitos abordados nessa pesquisa, os jogos e brincadeiras não podem ser negligenciados pelos professores na escola, pois contribuem na formação humana, proporcionando aos alunos conhecimento de si mesmo e do que o cerca e é imprescindível que tenhamos a consciência da contribuição dessas ferramentas pedagógicas nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanalmi Ferreira Maia, Docente na Universidade Estadual da Paraíba.

Doutor em Ciências do Movimento Humano (Universidad Autônoma de Assuncion).

Álvaro Luís Pessoa de Farias, Professor na Universidade Estadual da Paraíba.

Doutor em Ciências da Motricidade Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Marcos Antonio Torquato de Oliveira, Professor na rede municipal de Educação de Campina Grande, no Instituto de Ensino Superior Múltiplo, no Centro Universitário UNINTA e na Universidade Norte do Paraná.

Mestre em Ciências da Educação (Universidad Tres Fronteiras).

Referências

BEZERRA, A. M. Lúdico: Uma Contribuição à Aprendizagem na Educação Infantil do município de Cedro-PE SERRITA – PE, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF: MEC, 2017

_____. Secretaria de Ensino Fundamental (1998ª). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física 1ª a 4ª séries. Vol. 7. Brasília: MEC/SEC.

KAUFMANN-SACCHETTO, K.; MADASCHI, V.; BARBOSA, G. H. L.; SILVA, P. L.; SILVA, R. C. T.; FILIPE, B. T. C.; SOUZA-SILVA, J. R. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 28-36, 2011.

PIAGET, J.O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 389 p.

SILVA, A. P. da. A importância dos jogos/Brincadeiras para a aprendizagem dos Esportes nas aulas de Educação Física. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialista em Esporte Escolar) – Centro de Educação à Distância, Universidade de Brasília, São Luis, MA, 54 f. 2007.

SILVA, T. A.daC.Jogos e brincadeiras na escola.São Paulo: Kids Move Fitness Progroms, 2015.

SILVA, A. P. da. A importância dos jogos: brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física.Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, T. Q. da. A educação física como elemento estruturante do processo de escolarização na educação infantil. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.

SILVEIRA L. D. Educação Física e atividade lúdica: o papel da ludicidade no desenvolvimento psicomotor. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd154/o-papel-da-ludicidade-nodesenvolvimento-psicomotor.htm>. Acesso em: 10 mar. 2018.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia atual e desenvolvimento da criança. São Paulo: Martins Fontes,2001.

Publicado
2020-05-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 190
  • PDF downloads: 99
Como Citar
MAIA, D. F.; FARIAS, ÁLVARO L. P. DE; OLIVEIRA, M. A. T. DE. JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Cenas Educacionais, v. 3, p. e8623, 17 maio 2020.
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)