TENDÊNCIAS DO REALISMO MARAVILHOSO EM WALIMAI DE ISABEL ALLENDE

Autores

Palavras-chave:

Isabel Allende, Realismo Maravilhoso, Walimai, América Latina, Eva Luna

Resumo

O realismo maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, torna-se um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América Latina, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. A partir desta constatação, buscou-se como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (2015), Alejo Carpentier (2009) entre outros, aplicando-os a estrutura da narrativa do conto “Walimai”, publicado a primeira vez em 1989, no livro Contos de Eva Luna de Isabel Allende. Para este artigo, buscou-se perceber a construção do realismo maravilhoso, por um olhar de uma escritora, para a cultura indígena latino-americana, por meio de mecanismos textuais que se articulam em um segundo momento, com conceitos como a história e a ideologia. Para isso, se dará ênfase em características do realismo maravilhoso, como o encantamento na narrativa (Chiampi, 2015), a ausência de hesitação no narrador e o espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellingson Valente dos Reis, Docente no Instituto Federal do Pará - Brasil

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação e do Grupo de Pesquisa Mulheres Amazônidas e Latino-americanas na Literatura e nas Artes

Referências

ALLENDE, I. Contos de Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2022.

ALLENDE, I. Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

ANDREU, T. M. (DES)CONCERTO: o realismo maravilhoso em Concierto barroco. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.

BACHELARD, G. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CARPENTIER, A. O reino deste mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CHIAMPI, I. O Realismo Maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ESTEVES, A. R.; FIGUEIREDO, E. Realismo mágico e realismo maravilhoso. In: FIGUEIREDO, E. (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010. p. 393-414.

FURTADO, Fi. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte Universitário, 1980.

GUARDÍA, S. B. Literatura e escrita feminina na América Latina. Anuário de Literatura: Florianópolis, n. 1, 2013. p. 15-44.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

MARRA, F. B. A américa latina e os latino-americanos nas narrativas de Eva Luna de Isabel Allende. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

NAVARRO, M. H. Por uma voz autônoma: o papel da mulher na história e na ficção latino-americana contemporânea. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora UFRS, 1995. p. 14-35.

PAES LOUREIRO, J. J. Cultura Amazônica: Uma Poética do Imaginário. São Paulo: Brasil Cultural, 2015.

RAMA, Á. Literatura, cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

SCHAW, D. L. The post-boom in Spanish American Fiction. Studies in 20th Century Literature: State University of New York Press, v. 19. 1998. 19 pág. Article 3. Disponível em:

https://newprairiepress.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1359&context=sttcl . Acesso em

nov. 2023.

TREVISAN, A. L. Imagens do insólito e do maravilhoso: construções da historicidade na literatura hispano-americana. Número temático: Vertentes do insólito nas literaturas das Américas. Revista A Cor das Letras — UEFS, n. 15, 2014. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/download/1427/pdf Acesso em

nov. 2023.

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Valente dos Reis, W. (2024). TENDÊNCIAS DO REALISMO MARAVILHOSO EM WALIMAI DE ISABEL ALLENDE. Cenas Educacionais, 7, e17732. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17732

Edição

Seção

Dossiê Temático NARRATIVAS FANTÁSTICAS: O UNIVERSO ESPECULATIVO EM SUAS VARIADAS NUANCES