PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Estatística, Matemática, Docentes, Conhecimento

Resumo

Este artigo se refere a um levantamento realizado em uma das etapas desenvolvida em um trabalho de dissertação de mestrado, no intuito de mapear as pesquisas que têm discutido a Educação Estatística na Formação Inicial e Continuada de professores de Matemática, com um olhar voltado para o Conhecimento Didático-Matemático (CDM) e para o Programa de Residência Pedagógica. A busca foi realizada nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Site Grupo de Investigación sobre Educación Estadística, e constatou-se a existência de 14 trabalhos entre teses e dissertações. Por meio deste levantamento foi possível identificar as principais questões levantadas acerca da temática, os problemas pontuados pelos pesquisadores e, principalmente, os pontos levantados pelos participantes referentes à Educação Estatística na formação docente. Os resultados revelam que nem sempre o que os currículos propõem para a formação dos professores de Matemática, referente à formação estatística, são alcançados, o que tem gerado insegurança nesses docentes ao trabalhar com esse conteúdo na sala de aula no início da carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Silva Souza, Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática.

José Fernandes da Silva, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Brasil

Pós-Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo.

Referências

ARTEAGA, P. Evaluación de conocimentos sobre gráficos estadísticos y conocimentos didácticos de futuros profesores. 2011. 403 f. Tese (Mestrado de Didáctica de la Matemática) – Universidad de Granada, España, 2011.

BATANERO, C. Sentido Estadístico: componentes y desarrollo. In: CONTRERAS, J. M. et al. (Eds). Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada, 2013. p. 55-61.

CAMPOS, C.R; WODEWOTZKI, M. L.L; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. D. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E; COUTINHO, C. D. Q. E. S.; ALMOULOUD, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44. Série Educação Estatística em Foco.

CONTRERAS, J. M. Evaluación de conocimientos y recursos didácticos en la formación de profesores sobre probabilidad condicional. 2011. 437 f. Tesis (Doctoral de Didáctica de la Matemática) -Universidad de Granada, España, 2011.

COSTA, A. A Educação Estatística na Formação do professor de Matemática. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Bragança Paulista, 2007.

DAMIN, W. A Educação e Estatística e a Formação Inicial de Professores de Matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docente. T2018. 148 f.ese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.

FERNANDES, R. J. G. Articulação entre o Letramento Estatístico de Gal e a Compreensão Gráfica de Curcio para a formação de professores no âmbito da educação estatística. 2020. 237 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 a 2012. - Campinas: FE/UNICAMP, 2016.

FUCHS, M. J. Entendimentos do ensino da estatística em cursos de licenciatura: aproximações e distanciamentos na formação do professor de matemática. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - UNIV. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2013.

GEA, M. M. La correlación y regresión en bachillerato: análisis de libros de texto y del conocimiento de los futuros profesores. 2014. 384 f. Tesis (Doctoral de Didáctica de la Matemática) - Universidad de Granada, España, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOULART, A. Um estudo sobre a abordagem dos conteúdos estatísticos em cursos de licenciatura em matemática: uma proposta sob a ótica da ecologia do didático. 2015. 167 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

LOPES, C. E; CARVALHO, C. Literacia estatística na educação básica. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 77-92.

MALARA, M. B. S. Os Saberes Docentes do Professor Universitário do Curso Introdutório de Estatística Expressos no Discurso dos Formadores. 2008. 309 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Rio Claro, 2008.

RODRIGUES, M. R. Estudos sobre as concepções de professores do Ensino Básico em relação à Aleatoriedade e Probabilidade. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária, 2018.

RIBEIRO, V. M. S. Uma abordagem sobre as atitudes e as idéias de licenciandos em relação à estatística. 2004. Tese (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, 2004.

SAMÁ, S. et. al. Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da Covid-19. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v.13, n.4, p. 437–449, 2020.

SERA, E. K. Conhecimentos de professores para o ensino da leitura e construção de gráficos estatísticos na educação básica. 2016. 215 f. Tese (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

SILVA, L. B. da. A Estatística e a Probabilidade nos Currículos dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. 2014. 127 f. Tese (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2014.

SOUZA, J. M. G. Interpretação de Gráficos: explorando o Letramento Estatístico dos professores de escolas públicas no campo nos espaços de oficinas de formação continuada. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2019.

Publicado

2023-12-08

Como Citar

Souza, F. S., & Fernandes da Silva, J. (2023). PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Cenas Educacionais, 6, e17263. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17263

Edição

Seção

Revisão de Literatura