A FORMAÇÃO DE LEITORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino Remoto, Leitura, Contação de histórias, Formação de leitores

Resumo

O presente trabalho apresenta discussões acerca da formação de leitores mediada pelas tecnologias. Objetiva, de forma geral, discutir sobre o ensino e as práticas de leitura mediadas pelas ferramentas tecnológicas durante a pandemia da COVID-19. O estudo se configura como sendo de abordagem qualitativa, do tipo de campo, o qual utiliza como técnicas para a coleta dos dados o questionário on-line e a entrevista coletiva semiestruturada, realizada com duas professoras do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da rede estadual de ensino do município de Pau dos Ferros/RN. Os dados apontam que as docentes colaboradoras compreendem a leitura em seu sentido amplo, cuja função não se limita à mera decodificação do código escrito, e reconhecem o poder transformador da literatura e da contação de histórias na formação leitora e humana dos alunos. Além disso, as docentes buscaram utilizar em suas práticas ferramentas tecnológicas que oportunizassem aos alunos o contato com as histórias e a construção de saberes de forma interativa e lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Suiane Batista Estevam, Docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem.

Referências

BEDRAN, B. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BEZERRA, K. G. C. S. Expressão criativa e subjetividade na contação de histórias no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas-BALE. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.

BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC kids online Brasil 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), 2020. Relatório técnico. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/kids-online/. Acesso em: 29 dez. 2021.

COELHO, B. Contar histórias uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 2008.

MEDEIROS, S. M. C. Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais e os Multiletramentos: uma análise sobre o ensino de língua inglesa na educação básica. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2019.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v.9, n.e02011, p.1-19, 2020.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). São Paulo: Boitempo, 2020.

SILVESTRE, D. Z.; NÓBREGA, J. R. P.; DALLA-BONA, E. M. Possibilidades e desafios na formação do leitor literário em ambientes digitais. In: FOFONCA, E.; CAMAS, N. P. V. (org.) Dos letramentos aos multiletramentos: percursos históricos e práticas escolares na cultura digital. Rio de Janeiro: BG Business Graphics, 2021. p. 117-136. Disponível em: https://businessgraphics.com.br/wp-content/uploads/2021/02/DOS-LETRAMENTOS-AOS-MULTILETRAMENTOS.pdf Acesso em: 10 dez. 2021.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar história. 3 ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Estevam, A. S. B., Saldanha, D. M. L. L., & Bezerra, K. G. da C. S. (2023). A FORMAÇÃO DE LEITORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Cenas Educacionais, 6, e17028. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17028

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO, LINGUAGENS E CULTURA DIGITAL