INTERFACES DA ROBÓTICA EDUCATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NO CONSTRUCIONISMO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Teoria Construcionista

Resumo

A proposta em desenvolver atividades de robótica educativa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais em diversos países, incluindo o Brasil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz referência do pensamento computacional ao componente curricular Matemática, destacando os algoritmos e seus fluxogramas por aproximar-se da linguagem algébrica. Objetivou-se o ensino de alguns elementos básicos como ponto, vértice, ângulos e retas da geometria plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental, integrados aos recursos da robótica educativa. Os dados foram coletados a partir de uma sequência de atividades estruturada em quatro etapas com 13 encontros, pautada nos fundamentos teóricos do Construcionismo. Em cada etapa foram propostas atividades práticas que buscavam identificar se a interação com os artefatos da robótica educativa, potencializa o desenvolvimento de habilidades matemáticas sugeridas pela BNCC a essa etapa de ensino. As atividades foram desenvolvidas com 11 estudantes de sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Erechim (RS), que participavam de atividades extracurriculares em robótica educativa ofertadas pelo sistema de ensino. A análise dos dados permitiu observar que a grande maioria dos envolvidos tinha pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre os objetos de ensino apresentados durante as atividades. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, além de favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Provin Palavicini, Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo - Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Professora na Rede Municipal de Educação de Erechim.

Juliano Tonezer da Silva, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo - Brasil

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante o Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo - Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Referências

ANDRADE, F. O.; NUNES, A. K. F.; LIMA, E. S. A contribuição da robótica educacional para o uso de metodologias ativas no ensino básico. Anais VII Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. Aracaju: SIMEDUC, p. 1-13, 2016.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases digitais em educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2 ed. 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, F. R. Currículo, tecnologias e robótica na educação básica. 2021. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

CAMPOS, F. R. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.4, p.2108-2121, 2017.

DALL’ASTA, R. A transposição didática no software educacional. Passo Fundo: UPF, 2004.

DIAS, M. O. Reformas curriculares recentes no Brasil e em Portugal: processos, tensões e perspectivas sobre a adoção de tecnologias no Ensino de Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

ITZCOVICH, H. Iniciação ao estudo didático da Geometria: das construções às demonstrações. São Paulo: Anglo, 2012.

LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. (Orgs.). Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994.

MEDEIROS NETO, M. S. Protótipo robótico de baixo custo utilizado como ferramenta para o ensino da matemática. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed rev. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, S.; VALENTE, J. A.; BITELMAN, B. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PROVIN, S. Interfaces da robótica educativa na ensinagem de alguns elementos de Geometria Plana no Ensino Fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.

PROVIN, S.; SILVA, J. T.; PEREIRA, L. H. F. Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana. Educação Matemática em Revista, v.26, n.71, p.46-58, 2021.

SILVA FILHO, F. B. Fundamentos da robótica educacional: desenvolvimento, concepções teóricas e perspectivas. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

SILVA, A. J. B. Um modelo de baixo custo para aulas de robótica educativa usando a interface Arduino. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.

VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: MEC/SEED/ProInfo, 1999. (Coleção Informática para a mudança na Educação).

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2 ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 1998.

VALENTE, J. A. Repensar situações de aprendizagem: fazer e compreender. Campinas: Editora Avercamp, 2003. (Coleção Série Informática na educação).

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Provin Palavicini, S., da Silva, J. T., & Pereira, L. H. F. (2023). INTERFACES DA ROBÓTICA EDUCATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NO CONSTRUCIONISMO. Cenas Educacionais, 6, e16731. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16731

Edição

Seção

Dossiê Temático O ENSINO DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: REFLEXÕES DO