EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DECOLONIZANDO

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Decoloniais. Transformação Social. Nova Pedagogia.

Resumo

RESUMO

Este artigo visa dialogar sobre as dificuldades existentes na busca efetiva por uma mudança social de cunho favorável às populações marginalizadas, procurando possibilidades que garantam a conquista da dignidade dos brasileiros. Neste soslaio nos perguntamos: como avançar na perspectiva de uma Educação para a Cidadania com base nos Direitos Humanos que, partindo do olhar da formação social brasileira, num viés decolonizador, dialogue com a realidade do subalterno e arroste às estruturas racistas da sociedade? Neste rumo, objetiva-se analisar o discurso que permeia os Direitos Humanos na tentativa de desconstruí-lo através das bases decoloniais. Mais especificamente: refletir acerca da possibilidade de organização de uma educação para a cidadania, com base nos Direitos Humanos fundamentais; destacar a necessidade de uma formação social brasileira que decolonize os Direitos Humanos através do ensino escolar; e buscar alternativas para a construção de uma sociedade culturalmente plural, que dialogue com a realidade do subalterno e defronte às estruturas racistas da sociedade. Constitui-se como uma pesquisa bibliográfica com base nos autores Lélia González, Aníbal Quijano e Paulo Feire. Descolonizando os aspectos que constituem os direitos garantidos em lei para que se aproximem da realidade do povo brasileiro, findou por trazer bons caminhos a percorrer na direção da realização do que se propôs a refletir. Provou ser impetuoso acreditar na criação de uma nova fundamentação educacional e na ação do professor como agente pesquisador e de ação equivalente geradora de transformação social que demarque o surgimento de uma nova pedagogia (ou novas pedagogias).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Docente no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire, e Pesquisadora no Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais.

Referências

ALMEIDA, M. R. C. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

ATHAYDE, A.; IKEDA, D. Diálogo: Direitos Humanos no Século 21. 4° ed. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2018.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file Acesso em: 17 de fev. de 2023.

BRASIL. [Constituição 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidente da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 02 fev. 2021.

CARVALHO, M. E. G. História, Educação e Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

Educação para a cidadania: por que se preocupar com essa questão? Colegio Academia. 14 de jun. de 2021. Disponível em: https://blog.academia.com.br/educacao-para-a-cidadania/ Acesso em: 27 de jan. de 2023.

GRINBERG, E. 28 de Junho: Conheça a origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O que começou como uma semana de confrontos entre manifestantes e policiais se tornou um dia de resistência e memória para a comunidade. CNN Brasil, 28 de jun. de 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/28-de-junho-conheca-a-origem-do-dia-internacional-do-orgulho-lgbtqia/ Acesso em: 18 de fev. de 2023.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 6ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, P. A construção de uma nova cultura política in Fórum de participação popular nas administrações municipais. Poder local, participação popular e construção da cidadania. s/l, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Professora sim; Tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Editora Olho d´Água, 1997. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Professora-sim-tia-n%C3%A3o-Cartas-a-quem-ousa-ensinar.pdf Acesso em: 02 de fev. de 2023

GOMES N.L.; Laborne A. A. P. Pedagogia da Crueldade: Racismo e Extermínio da Juventude Negra. Educação em revista, v.34, n. e197406, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/yyLS3jZvjjzrvqQXQc6Lp9k/abstract/?lang=pt# Acesso em: 05 de fev. de 2023

GONZÁLEZ, L. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.

PIRES, T. Racializando o Debate sobre os Direitos Humanos: Limites e possibilidades da criminalização do racismo no Brasil. Sur - Revista Internacional de Direitos Humanos, v.15 n.28, 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.: Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1986.

MATILDA: O Musical. Diretor: Matthew Warchus. Produção: Eric Fellner, Luke Kelly, Tim Bevan, Jon Finn. Reino Unido. Netflix, 2022. Wovie+.

MEDEIROS, É. Brasil paga volumes de juros maior que outros países: PEC do teto de gastos não reduzirá problema: dados mostram que outros governos administram melhor a dívida, mesmo quando é mais alta. Pública: Agência de Jornalismo Investigativo. 30 de nov. de 2016. Disponível em:

https://apublica.org/checagem/2016/11/brasil-paga-volume-de-juros-maior-que-outros-paises/ Acesso em 17 de fevereiro de 2023.

MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

PORFÍRIO, F. Cultura. UOL: Escola Kids, S/D. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/cultura.htm Acesso em: 05 de jan. de 2023.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005.

RIBEIRO, D. Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018.

SANTOS, M. J. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.11, n.2, p.173-189, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/TALES%20LOPES/Downloads/diego,+artigo_4_v_11_n_2_2015.pdf Acesso em: 03 de fev. de 2023.

SOUZA, I. A Evolução dos Direitos Humanos no Brasil. Politize! 05 de maio de 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/direitos-humanos-no-brasil/ Acesso em: 23 de jan. de 2023

Publicado

2024-01-05

Como Citar

de Medeiros, D. L., & Melo, M. A. V. de. (2024). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DECOLONIZANDO. Cenas Educacionais, 7, e16675. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16675

Edição

Seção

Dossiê temático - EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL