O ENSINO DE LEITURA NAS ABORDAGENS DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de Línguas, Crenças, Experiências

Resumo

A presente pesquisa tem como discussão central os estudos direcionados às crenças e às experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em Língua Inglesa (LI). O processo de ensino-aprendizagem de LI está condicionado por uma série de fatores, dentre eles, podemos destacar a prática da leitura. A prática de leitura, de certo modo, consiste no processo de olhar para uma série de símbolos escritos e construir os significados, fazendo com que aquelas palavras possam construir significados no nosso (in)consciente. O objetivo geral é investigar as crenças e as experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em LI. Os autores que compõem os nossos pressupostos teóricos são: Barcelos (2004), Vieira-Abrahão (2006), Oliveira (2007), Paiva (2008), Miccoli (2010), Masetto (2012), Oliveira (2013), Rojo (2013), Freire (2003), Solé (2014), dentre outros. Este estudo se caracteriza como uma investigação inserida nos limites da linguística aplicada, de natureza descritiva e interpretativista. Os sujeitos deste estudo são dois alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta do corpus, utilizamos o ‘autorrelato’ como instrumento de pesquisa. Os resultados alcançados, nesta investigação, mostram o aperfeiçoamento e o reconhecimento da leitura como ponto fundamental na sala de aula de LI. Os depoimentos dos alunos mostram uma realidade satisfatória quanto ao processo de ensino de LI, principalmente no que tange à prática de leitura. O ensino de leitura em LI pode ser uma abordagem alternativa para o contexto da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Kayonan Lopes Delfino, Professor na Rede Municipal de Rosado - Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras

Marcos Nonato de Oliveira, Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino e no Mestrado Profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Francinaldo dos Santos Custódio, Professor na Rede Estadual de Educação de Pernambuco - Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor na Rede Municipal de Educação de Santa Cruz Baixa Verde.

Referências

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada, ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v.7, n.1, p.123-156, 2004a.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas: o que todo professor de línguas deveria saber. In: CAMPOS, M.C.P.; GOMES, M.C.A. (Org.). Interações Dialógicas: Linguagem e Literatura na Sociedade Contemporânea. Viçosa: Editora UFV, 2004b.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: Tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagens de línguas. In: BARCELOS, A. M. F. VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.). Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-42.

BRITO, S.; SANTOS, E. C. Ensino de leitura em língua inglesa em perspectiva dialógica. Discursividades, v.9, n.2, p. 78–105, 2021 .

CUNHA, N.B. Experiências de aprendizagem: um estudo de caso sobre as experiências de estudo fora da sala de aula de alunos de Letras/Inglês em uma instituição particular de ensino superior. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual: Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.

MICCOLI, L. Individual Classroom Experiences: a socio-cultural comparison for understanding EFL classroom learning. Ilha do Desterro, v.41, n.1, p.61-91, 2003.

MICCOLI, L. Collective and Individual Classroom Experiences: a deeper view of EFL learning in a Brazilian university. Revista Virtual da Linguagem, v.2, n.2, 2004.

MICCOLI, L. A Experiência na Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.6, n.2, 2006.

MICCOLI, L. Experiências de professores no ensino de LI: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais. Linguagem & Ensino, v.10, n.1, p.47-86, 2007.

MICCOLI, L. A Experiência como ponto de partida. In: MICCOLI, L. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 2. Campinas: Pontes, 2010a. p. 17-32.

MICCOLI, L. A Experiência de Professores. In: MICCOLI, L. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 2. Campinas: Pontes, 2010b. p. 103-127.

OLIVEIRA, M. N. Crenças, cognição e interação social: implicações para a sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 1, 2007, Natal. Anais... Natal, 2007. p. 1-10. CD-ROM.

SILVA, K. A. Crença e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). 2005. 217 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Linguagem & Ensino, v.10, n.1, p.235-271, 2007.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Lopes Delfino, K. K., de Oliveira, M. N., & Custódio, F. dos S. (2023). O ENSINO DE LEITURA NAS ABORDAGENS DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cenas Educacionais, 6, e16568. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16568

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO, LINGUAGENS E CULTURA DIGITAL